Ouvidoria obtém mais de 90% de desempenho em 2021

4 de abril de 2022 - 18:47 # #

Ascom CBMCE | Ouvidoria obtém mais de 90% de desempenho em 2021

Ouvidoria obtém mais de 90% de desempenho em 2021

Ouvidoria do Corpo de Bombeiros do Ceará obtém nota 9,222 na avaliação de desempenho das Ouvidorias do Estado, realizada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará

Saiu o resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias do Estado, realizada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), referente ao ano de 2021 e a Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará obteve um resultado que mostra o nível de excelência exercido no âmbito da Instituição com a nota de 9,222 nos indicadores avaliados.

A partir dos dados coletados e analisados na plataforma Ceará Transparente e das informações extraídas dos relatórios periódicos das ouvidorias setoriais, além das conclusões das visitas técnicas, torna-se possível consolidar o resultado final.

É importante salientar que cada ouvidoria é dividida de acordo com o número de manifestações registradas por ano, em conformidade com o Decreto nº. 33.485/2020 e com a Portaria nº. 97/2020, assim, as ouvidorias setoriais que receberam até 80 manifestações são do tipo 1, de 81 a 300 manifestações, tipo 2, de 301 a 1.000 manifestações, tipo 3 e acima de 1000 manifestações são do tipo 4. A Ouvidoria do CBMCE recebeu em 2021 o total de 569 manifestações, desse modo, ficou classificada como sendo do tipo 3.

Para o Ouvidor do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Edir Paixão de Sousa, o resultado mostrou que a equipe  demonstrou sua competência e obteve o reconhecimento do trabalho realizado durante todo o ano de 2021 e que esses índices nos motiva a continuar a busca pela excelência no atendimento prestado ao cidadão. Já o Ouvidor substituto, tenente coronel Haroldo, destacou a importância de sempre prestar um serviço com a qualidade que a população merece, e que esse resultado eleva a responsabilidade da equipe em não só manter, mas a melhorar os itens avaliados.

Clique aqui e acesse o Relatório Final de Avaliação de Desempenho das Ouvidorias 2021.

Clique aqui e acesse o resultado da avaliação.

Clique aqui e acesse o relatório de Ouvidoria 2021 do CBMCE.

Critérios de avaliação

A Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do Estado do Ceará se baseia em variáveis quantitativas e qualitativas entre as quais estão:

– Boas Práticas de Ouvidoria/Controle Social;

– Relatório da Ouvidoria Setorial;

– Resolubilidade das Manifestações;

– Participação nas Reuniões da Rede de Fomento ao Controle Social;

– Índice de Satisfação dos Usuários com a Ouvidoria Setorial;

– Identificação Visual e Divulgação dos Contatos da Ouvidoria.

A avaliação considera faixas de pontuação, pesos e total de pontos, por indicador e tipologia de cada Ouvidoria Setorial, de acordo com especificações constantes na Portaria nº 097/2020.

A Ouvidoria do CBMCE

A Ouvidoria do CBMCE, faz parte da Rede de Ouvidorias Estadual, composta pelas ouvidorias setoriais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A Ouvidoria é um instrumento de gestão que tem como objetivo o aperfeiçoamento da qualidade e da eficiência das ações e serviços prestados à sociedade, desse modo, tem a capacidade de analisar quais ações de prevenção, atualização ou fiscalização são necessárias para corrigir os problemas citados pela população.

A participação da sociedade nesse processo é de fundamental importância para o nosso crescimento institucional, e segue integralmente a política de transparência adotada no Estado do Ceará, que visa fomentar a participação da sociedade, assegurando o direito à cidadania e à transparência dos serviços prestados pelo Poder Executivo Estadual, com atuação ética, equânime e isenta, por meio da escuta imparcial das partes envolvidas, preservando o direito de livre expressão e julgamento do cidadão.

Como entrar em contato?

O cidadão pode entrar em contato e enviar sua demanda à ouvidoria do CBMCE através dos seguintes canais: