Companhia de Mergulho de Resgate divulga balanço de operações subaquáticas

19 de fevereiro de 2022 - 10:40 # #

Ascom CBMCE | Companhia de Mergulho de Resgate (CMR)

CBMCE Mergulhador de Resgate

Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) divulga balanço de operações subaquáticas de 2020 e 2021

Na manhã desta sexta-feira, 18 de fevereiro, o comando da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) divulgou o balanço das operações subaquáticas dos anos de 2020 e 2021, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

CBMCE Mergulhador de Resgate

Balanço

Em síntese, em 2020 foram realizadas 108 operações, enquanto que em 2021 foram realizadas 111. Contudo, o detalhamento de operações em 2020 atendeu 57 resgates de vítimas e 51 operações de prevenções e reflutuação. Como também, o detalhamento de operações em 2021 atendeu 88 resgates de vítimas e 23 operações de reflutuação e outros.

O destaque foram os resgates de vítimas que saltou de 57 para 88.

Prevenção

O balanço de 2020 e 2021 demonstrou que o maior número de operações subaquáticas ocorrem no primeiro semestre, muito em decorrência do período de pré-estação chuvosa, que corresponde a Dezembro e Janeiro, como também entre os meses de Fevereiro, Março e Abril, ou seja, os três primeiros da quadra chuvosa. Historicamente, os três primeiros meses da estação chuvosa correspondem à maior parte das chuvas do ano no Ceará.

Para tanto, o Corpo de Bombeiros orienta cuidados no caso de descargas elétricas no período de chuvas. Como também, o Corpo de Bombeiros divulgou orientações para o período de chuvas no Estado.

CBMCE Mergulho

A Companhia de Mergulho de Resgate (CMR)

Ao longo dos 36 anos de história, já foram realizados 14 Cursos de Mergulho Autônomo (CMaut), formando 95 mergulhadores do CBMCE, 11 bombeiros militares do Rio Grande do Norte, seis do Exército Brasileiro, cinco da Polícia Militar do Ceará (PMCE), cinco de Minas Gerais, quatro da Paraíba, três do Mato Grosso do Sul, dois de Roraima, dois de Alagoas, dois da Bahia, dois do Maranhão, um do Piauí, um da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e um guarda-civil municipal, totalizando 141 mergulhadores de resgate formados no âmbito do CBMCE.

CBMCE Mergulho

“Toda e qualquer ocorrência em ambiente submerso no âmbito da Segurança Pública é realizada pelos mergulhadores de resgate, seja em uma embarcação que afundou, em busca de objetos de crime ou no resgate de pessoas, sendo essa o maior tipo de ocorrência que atendemos”, destacou o major Francivaldo de Melo Peixoto, comandante da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR).

CBMCE CMAUT MERGULHO

A Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) foi criada em novembro de 2020.

CBMCE Mergulho de Resgate

Lema da Companhia de Mergulho de Resgate: “Segurança, habilidade e calma”.