Corpo de Bombeiros orienta cuidados no caso de descargas elétricas no período de chuvas

13 de fevereiro de 2022 - 09:34 # #

Ascom CBMCE | Prevenção

Corpo de Bombeiros orienta cuidados no caso de descargas elétricas durante período de chuvas

Contexto

O Sistema de Monitoramento e Alerta da concessionária de energia do Ceará já contabilizou 32.964 raios em 2022, A maior incidência foi registrada nas macrorregiões Sertão de Crateús, Vale do Jaguaribe e Centro-Sul.

O Sertão de Crateús liderou a quantidade de raios, com 5.038, seguido de Vale do Jaguaribe, com 5.031, e do Centro-Sul, com 4.935. Enquanto que os municípios mais atingidos foram Crateús e Granja, com, respectivamente, 1.881 e 1.173 ocorrências. Logo em seguida, Santa Quitéria (995), Acopiara (820) e Morada Nova (741).

O Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo. Por ano, uma média de 100 milhões de descargas elétricas rompem o céu e atingem o solo brasileiro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Anualmente, cerca de 100 pessoas morrem em decorrência do fenômeno, sendo que 45% dos óbitos ocorrem no verão.

Alerta

Durante o período de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) lança um alerta para o perigo de descargas atmosféricas, que representam riscos. Com a incidência de raios durante eventos dessa natureza, o CBMCE orienta a população com dicas de segurança para redobrar os cuidados durante os temporais, seja dentro ou fora de casa.

O primeiro alerta é para a população evitar locais abertos e descampados, como campos de futebol, praias e estacionamentos. Além disso, nesses casos, deve-se evitar proximidade com estruturas metálicas, como cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e outras estruturas que possam atuar como condutoras da descarga elétrica.

De acordo com o major Aluízio Souza Freitas, a orientação é de que ao perceber que o mau tempo forma nuvens carregadas, é recomendado que tenha cuidado em áreas abertas. “A dica é de que o individuo abrigue-se em um ambiente fechado, tais como casas, comércios, industrias, veículos ou instalação subterrânea, como metrô. Se estiver dentro do veículo, a orientamos que não saia e feche os vidros, não encoste em partes metálicas. Outra dica é que evite lugares abertos como estacionamentos, praias e campos de futebol. Caso não haja nenhum abrigo por perto, fique agachado, com os pés juntos, até a tempestade passar e não deite no chão. Se estiver na praia, rio, lago ou piscina orientamos que retire-se imediatamente. Também é importante manter a distância de lugares ou objetos altos, como árvores, portes, quiosques, caixa d’água, torres, antenas e de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de alarme ou cercas em sítios e fazendas”, recomendou o oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Recomendações

“Recomendamos também que não solte pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca, além de evitar andar de bicicleta, carro sem capota (conversível), motocicleta ou cavalo”, explicou o major. Os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais. Embora as chances de atingir uma pessoa sejam pequenas, a incidência desses acidentes é grande. Nem sempre as mortes e ferimentos estão associados à descarga de um raio diretamente em uma pessoa, esses danos podem ser causados por efeitos indiretos, como a queda de um raio próximo ao local onde a vítima esteja.

O major ainda esclareceu algumas verdades sobre as tempestades. “O raio pode sim cair duas ou mais vezes no mesmo lugar. Normalmente, ele atinge o objeto mais alto de um determinado local. As descargas elétricas causadas por quedas de raio acontecem, quase sempre, durante temporais. A incidência de raios é mais comum durante os temporais de verão, mas também podem ocorrer no inverno”.

Mesmo dentro de casa

Mesmo dentro de casa, a população também deve ter cuidados redobrados. Durante ocorrências desse tipo, as pessoas devem manter distância de janelas, canos, portas, espelhos e outros materiais metálicos, além disso a população é orientada, também, a afastar-se de tomadas elétricas. Os bombeiros ressaltam ainda que nunca utilizem equipamentos ou eletrodomésticos plugados na tomada, como aparelhos celulares e computadores.

É importante destacar ainda que aparelhos celulares sempre sejam desligados das tomadas após serem utilizados. Por fim, os Bombeiros reforçam que a população não deve utilizar equipamentos não homologados e sem certificações de segurança, como carregadores falsificados. Outra orientação importante é nunca dormir com os aparelhos sob o travesseiro.

Como proceder em caso de choque elétrico

Os profissionais do CBMCE orientam que a vítima de descarga elétrica nunca seja tocada diretamente. Recomenda-se que a chave geral da energia seja desligada; caso o interruptor não seja localizado, recomenda-se procurar um pedaço de madeira ou qualquer material não-condutor de eletricidade para que a vítima seja afastada da fonte de energia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente, por meio do telefone 192.

“Caso a vítima esteja desacordada, orientamos que seja iniciado uma massagem cardiorrespiratória e ligue em algum desses números 190, 193 ou 192. Se a vítima estiver sem respiração ou agonizando para respirar, orientamos que deite a vítima de costas, numa superfície rígida; posicione seus braços estendidos, com os dedos entrelaçados no centro do tórax da vítima, entre os mamilos. Utilize o peso do seu corpo e inicie compressões torácicas de forma rápida e forte, a manobra deve ser efetuada com frequência de 120 compressões por minuto e permita o retorno total da parede torácica da vítima. Não interrompa as manobras de RCP até a chegada do socorro”, detalhou.