Corpo de Bombeiros resgata operários presos em plataforma elevada na cidade de Fortaleza

15 de dezembro de 2021 - 13:16 # #

Ascom CBMCE | 2ªCia/BBS - Quartel do Cambeba

Corpo de Bombeiros resgata operários presos em uma plataforma elevada na cidade de Fortaleza

Bombeiros do Salvamento 2 resgatam operários presos em uma plataforma elevada na Messejana

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará resgata operários presos em plataforma em Fortaleza. Por volta das 05h00 desta quarta-feira (15), a guarnição de Busca e Salvamento da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCia/BBS), composta pela 1° tenente Clélia, cabo Anderson, soldado V. Tavares e soldado Rubens, resgatou dois operários presos em uma plataforma de lança articulada de 15 metros de altura.

Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria Integrada de Operações de Segurança para resgatar dois operários presos em um plataforma. O incidente ocorreu na Avenida Frei Cirilo, no bairro Messejana, na Área Integrada de Segurança 03 (AIS 03) de Fortaleza.

CBMCE Salvamento em altura

Os dois operários estavam realizando um serviço de pintura na fachada de uma edificação comercial, quando a plataforma de lança articulada utilizada apresentou problemas mecânicos, vindo a deixar os operários presos a cerca de 15 metros de altura. Os profissionais permaneceram aproximadamente duas horas no local, durante tentativas de conserto do equipamento, até que fosse solicitada a equipe do Corpo de Bombeiros. Possivelmente um fusível queimou e não conseguiram repor e/ou consertá-lo.

O Resgate

De acordo com a comandante do Salvamento 02, “foi feita uma análise do local para realização de resgate vertical dos operários por meio de rapel, contudo, a edificação não possui pontos de ancoragem seguros e/ou apropriados para a prática. Com isso, foi solicitado apoio da Auto Escada Magirus (AEM 05), sob o comando do 2º Sargento Bandeira, que chegou rapidamente ao local e auxiliou no resgate dos profissionais”, relatou a 1º tenente Clélia do Rêgo Batista.

CBMCE - Salvamento em altura

Orientação

A orientação do Corpo de Bombeiros é que, em casos como este, a população ligue para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por meio do telefone 193 para acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros mais próximo, de modo que o salvamento ocorra de maneira rápida e segura. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados e a ligação é gratuita.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Por prevenção, para trabalho em locais elevados, sempre se deve observar os cuidados previstos na Norma Regulamentadora Nº 35 (NR 35). Bem como, independente da altura, o Corpo de Bombeiros reitera a necessidade dos trabalhadores da construção civil quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

CBMCE - Salvamento em altura