6ªCia/3ºBBM resgata e cria abelhas, em Canindé

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra

6ªCia/3ºBBM resgara e cria abelhas, em Canindé

6ªCia/3ºBBM resgata e cria abelhas, em Canindé

6°Cia/3ºBBM resgata e cria abelhas, em Canindé. A 6ª Companhia do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (6ªCia/3ºBBM – Quartel de Canindé) inovou o seu modo de atuar perante a ocorrências, envolvendo abelhas. Sendo a única Companhia de Bombeiros Militar do Ceará a realizar o resgate e a criação de abelhas, em apiário próprio. Na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

Por meio de uma parceria firmada pelos Comandantes da 6° Cia, Tenente-Coronel Sousa Júnior e 1° Tenente Erasmo, com o Presidente da Ematerce, Dr. Amorim, foi realizado em 2020 um curso de apicultura onde os Bombeiros Militares passaram a não somente capturar as abelhas, mas também a criá-las, preservando a natureza e produzindo mel para consumo próprio da unidade.

O curso foi ministrado pelo Dr. Amorim, Presidente da Ematerce, pelo Sr. Chico Filho, Técnico em Apicultura da Ematerce, e pelo Sr. Estevão, Técnica em Apicultura e criador de abelhas. Ao todo, 30 profissionais de diversas entidades participaram do curso, sendo elas: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, ENEL e apicultores da região.

As imagens mostram o apiário nas dependências da unidade de Canindé sendo manuseado pelos próprios Bombeiros Militares.

Inovação

Contudo, a criação transcorre normalmente, mas, o resgate é demorado. Pensando nisso, os Bombeiros de Canindé montaram um equipamento para agilizar o resgate de abelhas pelo método de sucção. O equipamento é simples, porém muito eficiente para as ocorrências de abelhas.

De acordo com o 1º Tenente Erasmo, ” a ideia de montar esse equipamento surgiu da necessidade de resgatar abelhas nos locais mais improváveis com que nos deparamos, como no interior de armários, embaixo de pias, guarda roupas e muito mais”, informou o idealizador do equipamento. Do mesmo modo, outro ponto importante é a consciência ecológica, “pois sabemos da importância que as abelhas têm na natureza, pois são as responsáveis pelo polinização das flores de praticamente todas as frutas e vegetais conhecidos”, reforçou o oficial.

O resgate

Abelhas

As abelhas tem uma função importante na reprodução das plantas realizando a polinização. No momento em que visitam as flores à procura de néctar e pólen, o mesmo gruda em seus pelos e quando elas visitam novas flores esse pólen acaba caindo na entrada do gineceu (órgão reprodutivo feminino da flor) e encontra o óvulo, promovendo a fecundação. Muitas espécies de plantas simplesmente não existiriam sem a presença das abelhas