2ªCia/4ºBBM atua em tentativa de suicídio em Quixeré

20 de novembro de 2020 - 17:01 # # # #

Na manhã desta sexta-feira (20), por volta das 08 horas, a 2ªCia/4ºBBM, com sede em Limoeiro do Norte, atuou em apoio a PMCE, no resgate de uma vítima que tentou suicídio em estrutura elevada de uma fábrica em Quixeré, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). A guarnição dos bombeiros somou esforços com a PMCE e funcionários da fábrica que no diálogo conseguiram descer o tentante que foi conduzido para o Hospital Municipal na ambulância Resgate 37 do Corpo de Bombeiros, sendo constatado seu estado de surto psicótico. Posteriormente foi transferido para Fortaleza.

As guarnições de Limoeiro do Norte (2ªCia/4ºBBM) foram compostas pelo Tenente Santiago, Subtenente Marceliano, Cabo Freitas, Cabo Gonçalves, Soldado Nairo, Soldado Viana e Soldado Yitzhak, nas viaturas ABT 42 e Resgate 37, pela PMCE a viatura do Raio 021 composta pelo Cabo Castelo, Soldado Rosenberg e Soldado Hemerson que fizeram o primeiro contato junto com os funcionários da Fábrica, Sra. Rose, Senhor Marco Aurélio da Silva e Senhor Jackson Medeiros.

A vítima tem idade de 37 anos, casado e com 2 filhos com endereço residencial informado pelo mesmo na Messejana, em Fortaleza.

Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS)

O Corpo de Bombeiros do Ceará idealizou e realiza o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) cujo objetivo é formar guardiães da vida (gatekeepers) e interventores em tentativa de suicídio. O Soldado Nairo, um dos membros da guarnição de Limoeiro de Norte dispõe deste curso.

Segundo o Tenente Coronel Edir Paixão, mestre em Saúde Pública pela UFC e Coordenador do CATS, “O curso de atendimento a tentativas de Suicídio é uma poderosa ferramenta de valorização da vida, uma vez que é uma das ações que se harmonizam com algumas diretrizes da organização mundial de saúde (OMS) para a redução dos números de suicídios e trabalha focado na prevenção entre profissionais de segurança pública  – estratégia gatekeeper (guardiões da vida) e para população em geral.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!