CBMCE Salva homem em tentativa de suicídio em torre de telefônica

15 de janeiro de 2020 - 13:53 # # #

Na tarde desta Segunda-feira, 13 de janeiro, no Bairro Pajuçara, em Maracanaú. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender a uma ocorrência de tentativa de suicídio em torre de uma telefônica, onde um homem de aproximadamente 35 anos ameaçava se jogar. Os militares do CBMCE conseguiram subir na torre para dialogar com a vítima.

No alto da antena, o SD Thiago Lima iniciou escuta ativa para crises suicidas, técnica ensinada pelo CBMCE no Curso de Atendimento a Tentativas de Suicidio – CATS. Agindo de forma pacífica e acolhedora o referido militar conseguiu acordar com a vitima que ela desceria protegida pelos militares sem qualquer uso de força, cooperativamente.

O homem concordou, mas ao passar para o lado de dentro da escada sofreu um desmaio, fenômeno possível de ocorrer nessas circunstâncias, uma vez que, desistindo do ato suicida em condição de altura, a tensão aliviada faz com que, às vezes, o tentante relaxe de maneira tal a desfalecer. Preparados para esse momento, os militares conseguiram segurar a vítima e reanimá-la. Desceram então ancorando a vítima por cordas. O homem chegou a desmaiar mais duas vezes durante a descida de 53 minutos. O elevado tempo de descida deveu-se a considerável altura da torre.

Com o sentimento de dever cumprimento, o SD Thiago versou “agradeço muito a todas as pessoas envolvidas nesse resgate, os conhecimentos aprendidos durante o CATS foram valiosos para o sucesso dessa ocorrencia.” Deram apoio a ocorrẽncia a Viatura da PMCE 14.361, Comandante CB Ranílson e o RESGATE 42, Subtenente Luz e SD Loretha. A Guarnição de Busca e Salvamento 3, compõe o socorro da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (1ªCia/2ºBBM), sendo composta pelo Subtenente Fernandes, Comandante, Subtenente Ivanildo, Condutor de Veículo de Emergência (COVE), Cabo Lázaro, Armador 1, Soldado Kaique, Armador 2, Soldado Thiago, Armador 3.

Em caso de crise emocional ligue 188, centro de valorização da vida. Em urgência e emergencia, ligue 193 (Corpo de Bombeiros Militar).