Corpo de Bombeiros salva homem em crise emocional, em prédio na cidade de Fortaleza

29 de junho de 2020 - 22:02 # # # #

Por volta das 17h25 desta segunda-feira, 29 de junho de 2020 a Guarnição de Busca e Salvamento 01 da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) composta pelo Tenente Cidreira, Subtenente Barroso, Subtenente Mesquita e Soldado Cavalcante foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de suicídio, na sede de um prédio público em Fortaleza. Na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

O tentante, de 41 anos, estava bastante exaltado arremessando pedras, proferindo palavras de baixo calão e depredando o prédio. A guarnição de bombeiros realizou a intervenção baseada em escuta e diálogo (IBED) tendo como intervencionista o Soldado Cavalcante que durante 1 hora e 20 minutos buscou a solução pacífica da ocorrência, mas a vítima estava bastante exaltada e não permitiu avançar no diálogo.

Após mais de uma hora de diálogo o homem ficou em iminente risco de queda, mas foi resgatado do local pelos bombeiros. Depois da avaliação do médico do SAMU, presente na ocorrência, foi verificado que a vítima havia recuperado o equilíbrio emocional e estava consciente e orientada.

O CBMCE tem capacitado os bombeiros militares do Ceará com o Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio – CATS, onde são lecionadas várias disciplinas sobre operações de urgência e orientadas ações humanizadas nessas ocorrências de autoextermínio. Em caso de urgência em saúde mental com risco de morte ligue 193, 190 ou 192. Ligue 188 (centro de valorização da vida) para conversar com pessoas treinadas para atendimento telefônico em situações de angústia e de estresse.