Corpo de Bombeiros realiza 2ª Formatura de JBV em Canindé

16 de dezembro de 2019 - 10:38

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 6°Companhia do 3° Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/3ºBBM), quartel de Canindé e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), realizou a 2ª Formatura de 27 Jovens do Projeto Jovem Bombeiro de Valor (JBV).

O JBV é um projeto social do Corpo de Bombeiros voltado para jovens de 13 a 16 anos e que estejam matriculados em escolas da rede pública ou privada e que atendam alguns requisitos.

Tivemos hoje a grata satisfação de entregar aos familiares e a sociedade local 27 jovens formandos, que ao longo do ano de 2019 foram treinados e capacitados para desempenhar em suas comunidades atividades bombeirísticas que foram repassadas por nossos instrutores.

Estamos com o sentimento de dever cumprido,pois esses jovens levarão  por toda vida os ensinamentos ora adquiridos e com certeza terão uma nova visão de mundo nos aspectos; cidadania, moral, civismo e outros valores.

Histórico do JBV

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel DUARTE FROTA. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel HÉLCIO, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do CTDH passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 1509 brigadistas em 60 núcleos, sendo 26 em Fortaleza, 12 na região metropolitana de Fortaleza e 22 no interior do Estado do Ceará.

A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítico transformadora.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no transito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

O Projeto é coordenado a nível de Estado do Ceará pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), tendo a frente o Tenente-Coronel Barreto.