1ªCia/BBS resgata dois operários suspensos no 4º andar de prédio no Bairro Dionísio Torres

13 de dezembro de 2019 - 14:53

Na manhã desta sexta-feira, 13  de dezembro, por volta das 08 horas e 30 minutos, a Guarnição de Busca e Salvamento 01 foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender uma ocorrência onde dois operários se encontravam suspensos no 4º andar de uma edificação multifamiliar situada na Rua Vicente Linhares, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

De pronto a Guarnição de Busca e Salvamento 01 da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará composta pelo Capitão Gleidson, Comandante da Guarnição, Subtenente Mesquita, Adjunto, Sargento Kleuton, Armador e o Sargento Alexandre, Condutor de Veículo de Emergência (COVE) na viatura de Auto-Salvamento 33 (AS-33) de deslocou ao local e conseguiu resgatar com exito os dois operários, estando um operário com uma pequena laceração na face.

O operário ferido foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) na Unidade de Socorro Básica 20 (USB 20) socorrista: Batista, Auxiliar Luciana com o apoio dos Motosocorrístas: Luciano e Eldo Júnior, após o atendimento seguiu para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo o Senhor Sérgio Chaves, engenheiro responsável pela obra, a dupla realizava um trabalho de manutenção predial. Os operários se encontravam num andaime tipo balança comum em construção civil, onde pelo menos um dos gatos soltou e a fez pender um dos lados para baixo. Os operários se encontravam com seus trava-quedas que deu a segurança necessária para não caírem.

A Guarnição realizou uma ancoragem dentro de um apartamento, utilizando como ponto fixo uma coluna da sala para o banheiro, afixaram um cabo guia, mosquetão e uma polia, permitindo que os operários descessem de modo controlado e seguro do 4º para o 3º andar. O uso da Auto Escada Mecânica para dar apoio a operação não foi possível por conta do layout da planta do prédio, que não viabiliza espaço e/ou acesso para o equipamento ser estabelecido ou arvorado.

SAIBA MAIS

Segundo o Major Landim, Comandante da 1ªCia/BBS, todo o efetivo dispõe de diversos cursos de manutenção e especialização, dentre eles, o Curso de Manutenção em Operações em Altura e Terrestre, com carga/horária de 80 horas/aula.

Ouça o Major Landim:

Em novembro de 2019, Bombeiros Militares do Ceará concluíram o Curso de Salvamento em Altura em Goiás.

O primeiro-tenente Gerdean Melo Alves e o soldado Heverton Daniel Gomes de Oliveira concluíram o Curso de Salvamento em Altura (Csalt) realizado no Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO), que é uma referência no Brasil, no período de 09 de setembro a 08 de novembro. E com estes novos conhecimentos poderão contribuir nos próximos cursos de nivelamento e manutenção.

Deste modo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará sempre busca por novas tecnologias e inovações em todas as áreas de sua atuação.