1ªCia/BBS resgata operário pendurado no 4º andar de prédio no Bairro Aldeota

21 de novembro de 2019 - 11:17

Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, a guarnição de busca e salvamento 05 foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender a uma ocorrência onde um operário se encontrava pendurado no 4º andar de um prédio, no Bairro Aldeota, em Fortaleza. Na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Segundo um morador do local, um dos operários estava pintando a parte externa do prédio, sendo segurado por cordas quando ficou sem sustentação. Um outro operário tentou resgatar o amigo e acabou ficando suspenso também.

A Guarnição de Salvamento 05 da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) do Corpo de Bombeiros Militar composta pelo Subtenente Necieldo, Comandante da Guarnição, Subtenente Acelino, Armador 1, Sargento Acelino, Armador 2 e o Sargento Barroso, Condutor da Viatura, foi ao local e resgatou os dois operários por volta das 11h35. Um operário ferido foi socorrido em uma ambulância do SAMU com suspeita de fratura na clavícula e queimaduras nas mãos. O outro operário não se machucou.

O uso da Auto Escada Mecânica para dar apoio a operação não foi possível por conta do layout da planta do prédio, que não viabiliza espaço e/ou acesso para o equipamento ser estabelecido ou arvorado.

SAIBA MAIS

Segundo o Major Landim, Comandante da 1ªCia/BBS, todo o efetivo dispõe de diversos cursos de manutenção e especialização, dentre eles, o Curso de Manutenção em Operações em Altura e Terrestre, com carga/horária de 80 horas/aula.

Ouça o Major Landim:

Sobre a Operação de resgate:

Em novembro de 2019, Bombeiros Militares do Ceará concluíram o Curso de Salvamento em Altura em Goiás.

O primeiro-tenente Gerdean Melo Alves e o soldado Heverton Daniel Gomes de Oliveira concluíram o Curso de Salvamento em Altura (Csalt) realizado no Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO), que é uma referência no Brasil, no período de 09 de setembro a 08 de novembro. E com estes novos conhecimentos poderão contribuir nos próximos cursos de nivelamento e manutenção.

Deste modo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará sempre busca por novas tecnologias e inovações em todas as áreas de sua atuação.