4ªCia/1ºBBM realiza Treinamento Físico Militar

15 de setembro de 2019 - 13:13

A 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º Cia/1º BBM) promove desde o mês de janeiro de 2019 um programa de treinamento físico militar (TFM), de segunda a sexta-feira, com todos os bombeiros que entram de serviço diariamente, pelo menos 12 bombeiros militares da guarnição e guarda do quartel e expediente tem a oportunidade de participar do TFM sob a orientação do subtenente Sérvulo, com formação superior em educação física.

Para o subtenente Sérvulo, ” o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade”. Onde o TFM se dá por meio de atividades de treinamento funcional.

“O treinamento físico militar (TFM) é a prática da educação física no meio militar. É caracterizado por atividades desportivas comuns como corridas, natação e esportes coletivos, e por atividades físicas específicas para as necessidades da atuação profissional do militar”, explica o tenente-coronel Lima, comandante da 4ª Cia/1º BBM. A programação do TFM tem lugar no campo de futebol do Quartel do José Walter, de segunda a quarta-feira.

Um dos objetivos do TFM, além do aprimoramento físico corporal, é desenvolver atributos afetivos coletivos e individuais como espírito de corpo, união, amizade, persistência e tenacidade, fundamentais para a atividade militar, além de desenvolver atributos de uma vida saudável.

Pouco se discute com a sociedade a respeito da contribuição das Forças Armadas (FFAA) para o esporte. Entretanto, praticamente toda bibliografia referente à história da Educação Física no Brasil remete aos quartéis, que seriam a gênese acadêmica dessa ciência. Historicamente, as primeiras evidências da influência estrangeira surgiram na Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 1910 (CANCELLA, 2014, p. XXX) e nos quartéis da Capital Federal (Rio de Janeiro na época), fruto das Missões Alemãs e Francesas. A última, influenciando diretamente a origem das Escolas de Formação de pessoal militar em Educação Física, surgindo inicialmente na Marinha do Brasil (MB), em 1925, e posteriormente no Exército Brasileiro (EB), em 1929. Todas essas ações possuíam praticamente o mesmo objetivo, a difusão por toda extensão do território nacional da cultura do “corpo são” junto ao povo brasileiro, com o intuito de preparar a juventude para uma vida saudável, bem treinada e preparada para as necessidades das Forças Públicas à época.

Fonte: O surgimento da educação física no meio militar: Um estudo comparativo entre a Marinha e o Exército Brasileiro. (Erik Bueno de Ávila, Raphael de Mattos Soares e Bruna Medeiros Neves).