Corpo de Bombeiros comemora 94 anos em Iguatu

8 de agosto de 2019 - 10:24

O Corpo de Bombeiros por meio de uma solenidade cívico-militar realizou a comemoração do seu 94º aniversário e 30º aniversário da 1ª Companhia de Bombeiros do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (Quartel de Iguatu), nesta tarde de quarte-feira, 07 de agosto.

Diversas autoridade civis e militares prestigiaram a solenidade, dentre elas destacamos o prefeito da cidade de Iguatu, o Senhor Ednaldo de Lavor Couras e o Ex-Prefeito de Iguatu, o Senhor Hildernando José Bezerra Moreira, além de vários comandantes de companhias e batalhões do Corpo de Bombeiros.

A banda de música do Corpo de Bombeiros realizou a parte musical da solenidade, sendo regida pelo tenente-coronel Mendonça.

A História do quartel de Iguatu é repleta de atos de bravura perpetuados por nossos bravos bombeiros que em cada ocorrência demonstram toda a sua coragem e destemor. Para destacar todo esse valoroso trabalho, foi homenageado os envolvidos na primeira ocorrência da 1ª Cia/4º BBM.

Homenagens

Relato da 1ª ocorrência do quartel de Iguatu:

Tratou-se de um princípio de incêndio em residencia, na avenida 13 de Maio, nº 584, Centro de Iguatu. A ocorrência foi solicitada pelo Senhor Geraldo Carneiro da Silva por volta das 14h30. Em tempo célere a guarnição de serviço chegou ao local em sete minutos, marcados a partir da ligação a chegada da guarnição na residencia sinistrada. Conseguiram resolver a situação em dezessete minutos, evitando a perca de vidas e mais prejuízos materiais.

Para valorizar toda a História do Quartel de Iguatu, foram homenageados o 2º Tenente Heriberto ( in memoriam)  por meio de seu irmão o Coronel Vigoberto e o Capitão Acácio.

Certificado Amigo do Bombeiro

Na oportunidade desse momento festivo, o comando do CBMCE e o comandante de Iguatu resolveram homenagear alguns cidadãos que colaboraram para o cumprimento da missão Bombeiro-Militar, agraciando as seguintes autoridade com o Certificado de Amigo do Bombeiro.

Do Grupo KG, a Senhora Rosângela de Oliveira Lopes, da CDL, o Senhor Francisco José Mota Luciano, do SINDLOJA, o Senhor Carlos Tadeu Rodrigues Rolim, da AABB, o Senhor Roberto de Oliveira Lopes, da Endicon, o Senhor Franceilton Fenelon de Menezes, da SAAE, o Senhor Edval Lavor Bezerra, da Teixeira Construções, o Senhor, Antônio Luiz Teixeira Pinheiro, o Médico Jorge Madrigal Azcuy, o MPCE, o Promotor Flávio Côrte Pinheiro de Sousa e a MAIS FM, Senhor Jan Messias.

Certificado de Agradecimento

O Corpo de Bombeiros, procurando reconhecer e agradecer o apoio manifestado de diversas formas à corporação, concede o Certificado de Agradecimento aos seguintes homenageados:

Da SAAE, o Senhor José Oliveira de Mendonça Filho, do IFCE, o Senhor Djalma Honório Nogueira, da Mais FM, o Senhor João Paulino Neto, da AP Guaxinim, o Senhor Jardel Benevides da Silva,da  DIBESA, o Senhor Paulilo Lopes de Freitas, do Grupo Jangadeiro, o Senhor José Guedes Costa Sales, da Iguatu Ner / TV Centro-Sul, o Senhor Alexandre Manoel de Santana, da Atlântico Sul FM, o Senhor José Stepheson Alves de Carvalho, o Técnico de Segurança Paulilo Lopes de Freitas e o Empresário Joaquim Ailton Alexandre Filho.

Condecorações Militares – Machadinha Simbólica e Bombeiro Padrão

Devido aos bons serviços prestados na condição de militar, o Comando do Corpo de Bombeiros resolveu agraciar com a Barreta de Bombeiro Padrão e a Barreta de Machadinha Simbólica para os seguintes militares:

Machadinha Simbólica, o Tenente-Coronel PM Giovani Sobreira Gomes, o Tenente PM Francisco Weliton Pereira de Oliveira, o Soldado PM Eliaquim Alves De Sousa, o Soldado PM Ramon Moreira Lima, o Soldado PM Diego Patrício de Sousa, o Soldado BM José Renato Gomes Moreira, o Soldado José Alexsandro Pereira.

Bombeiro Padrão, o 2º Tenente BM Francisco José Uchôa Braz e o Cabo BM José Diego da Silva.

Barreta de Comando

Nesse momento tão especial, o comando do Corpo de Bombeiros Militar conferiu a Barreta de Comando aos Oficiais que se destacaram no Comando de suas unidades em honestidade, abnegação e profissionalismo, elevando em suas atitudes a nobre missão do Oficialato da instituição.

Comandante do Aracati, o Major BM Roberto Giuliano Rocha, Comandante da 8ª Cia/1ºBBM, o Major BM Erle Rocha Menezes, o Comandante de Quixeramobim, o Major BM Haroldo Jorge Aragão, o Comandante de Limoeiro do Norte, o Major BM José Alexandre da Silva Júnior, Lotado no Comando de Bombeiros da Capital, o Major Marcos Domingos Penucho Diógenes e o Comandante-Adjunto do Mucuripe, o Major José Edir Paixão de Sousa.

Condecorações Militares – Capacete Bombeiro Militar

Nesse momento festivo, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar destaca autoridades que se sobressaíram em meio à Sociedade pelo seu trabalho com a Medalha Capacete Bombeiro Militar, sendo essa Medalha Capacete Bombeiro Militar para simbolizar o destaque em liderança, solidariedade e altivez:

O Prefeito de Iguatu, o Senhor Ednaldo de Lavor Couras, o Ex-Prefeito de Iguatu, o Senhor Hildernando José Bezerra Moreira, da Zenir Móveis, o Senhor José Alves de Oliveira, o Senhor Osvaldo Furtado de Oliveira.

Condecorações Militares – Desembargador Moreira

A Medalha Desembargador José Moreira da Rocha é a comenda concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará para distinguir autoridades civis e militares que comprovadamente tenham contribuído para o fortalecimento,progresso, desenvolvimento e credibilidade do Corpo de Bombeiros perante a sociedade cearense, tendo defendido e apoiado a causa bombeirística de forma honrosa e digna.

Pela Associação dos Construtores Civis de Iguatu, o Senhor João Ronaldo da Silva, pela Construtora Penha, o Senhor André Glaudson Bezerra de Sá, pela Maçonaria, o Senhor Aristóteles Bezerra Vieira, pela SD Construtora, o Senhor Oberdan Paiva de Queiroz e o Servidor Terceirizado, o Senhor Hélio Monteiro da Silva.

Guarda Bandeira

O Guarda Bandeira foi o segundo-tenente Giovani da (1ª Cia/1º BBM) e o comandante da tropa foi o capitão Sidney, atualmente lotado na 1ª Cia/3ºBBM, que posteriormente apresentou a parada ao comandante do 4º BBM, o tenente-coronel Nijair.

 

Histórico

Inicialmente denominada de Pelotão de Bombeiros, esta instituição foi criada pelo Desembargador José Moreira da Rocha, então Governador do Estado, no dia 8 de agosto de 1925, por meio da Lei no 2.253. Tinha como objetivo principal combater incêndios em Fortaleza.

Em 1º de janeiro de 1934, começou a funcionar de fato, sob o nome de CORPO DE BOMBEIROS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO. Tendo como comandante o primeiro-tenente Francisco das Chagas Nogueira Caminha, contava com um efetivo de 30 homens, advindos do Corpo de Segurança Pública (hoje Polícia Militar do Ceará) e da extinta Guarda Civil, os quais haviam tido como instrutor o segundo-tenente Antônio da Cunha, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Unidades Operacionais

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará é uma instituição militar orientada com base nos princípios da legalidade, da probidade administrativa, da hierarquia e da disciplina, constituindo-se Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro subordinado ao Governador do Estado do Ceará, sendo organizado em carreira, tendo por missão fundamental a proteção da pessoa, visando sua incolumidade em situações de risco, infortúnio ou de calamidade, devendo cumprimento às requisições emanadas dos Poderes Estaduais.

Para tanto, dispõe de cinco batalhões de bombeiros militares (BBM), um batalhão de busca e salvamento (BBS), um batalhão de socorro de urgência (BSU), sob o Comando de Bombeiros da Capital e Comando de Bombeiros do Interior, além do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB).

Discursos

“”Os bombeiros do 4º Batalhão, abnegados como devemos ser, entenderam a importância do evento, a responsabilidade de sediar o aniversário e, mais uma vez, transformamos dificuldades em possibilidades, contando com o apoio do poder público local, empresários e amigos. O vento foi maravilhoso e ficarão em nossas lembranças as memórias de gratidão e a sensação do dever cumprido”. Ressaltou o tenente-coronel Nijair Araújo Pinto, comandante da unidade.

“A parceria com o Corpo de Bombeiros de Iguatu é muito importante para a manutenção da segurança contra incêndio e panico, não somente de Iguatu mas para toda a região do Centro Sul e Vale do Salgado, estamos emocionados, agradecidos e nos sentindo prestigiados por podermos recepcionar o comando do Corpo de Bombeiros em seu aniversário de 94 anos.Discursou o prefeito de Iguatu, o Senhor Ednaldo de Lavor Couras.

Palavras do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros

“Pela primeira vez, em 94 anos de História do nosso Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará realizarmos essa comemoração no interior do Estado, e, ao mesmo tempo comemorarmos também os 30 anos do quartel de Iguatu, que foi criado em 1989, desde então conta com o apoio irrestrito de todos os políticos, sociedade civil organizada e amigos dos bombeiros”. “De modo emocionado também homenagearmos o primeiro comando de Iguatu, o primeiro-tenente Heriberto, em especial pela presença de seu irmão o coronel Vigoberto, muito obrigado por prestigiar este momento único de nossa História”, bem como, “agradeço de modo peremptório o nosso Prefeito de Iguatu, o Senhor Ednaldo de Lavor Couras, pela receptividade e acolhida ímpar ao nosso comando, nossos oficiais, autoridade e amigos dos bombeiros”, declarou o comandante Holanda.

Após a canção do Soldado do Fogo que foi executada pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros, o comandante geral deu o fora de forma e de modo simbólico foi descerrada uma placa solene alusiva aos 94 anos no Quartel de Iguatu.