Bombeiros de Iguatu abrem nova turma do JBV

3 de agosto de 2019 - 13:40

*Boas-vindas!*

O 4° Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Iguatu-CE, abriu hoje uma nova turma do Jovem Brigadista de Valor – JBV.

O projeto, com carga horária de 264 horas aulas, desenvolve-se no próprio quartel, com instruções aos sábados, de 8h as 10h30min, terças e quintas, manhã ou tarde.

As instruções, ministradas pelo SGT  Hélter, CB Adalto, SD Alexsandro e SD Renato, incluem: noções básicas de prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, salvamento em altura e terrestre e educação física.

Admitindo alunos com faixa etária entre 13 e 16 anos, o JBV possui, atualmente, 35 alunos matriculados.

A duração do curso é de aproximadamente dez meses e tem por objetivos preparar alunos para lidar com situações diversas relacionadas às atividades bombeirísticas, bem como contribuir com a formação ética e moral de jovens adolescentes.

Um das nossas maiores satisfações, ao longo do curso, é perceber a evolução dos alunos no seio familiar e social; outro aspecto que nos revigora e nos faz acreditar que estamos no caminho certo é o feedback dos pais, que nos confidenciam, alguns emocionados, o resgate dos filhos e a mudança comportamental, em relação aos valores essenciais de família, cidadania, respeito.

O JBV é mais um projeto social ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Nijair Araújo Pinto – TC QOBM

Cmt do 4° BBM – Iguatu-CE

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel DUARTE FROTA. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel HÉLCIO, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do CTDH passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 1509 brigadistas em 60 núcleos, sendo 26 em Fortaleza, 12 na região metropolitana de Fortaleza e 22 no interior do Estado do Ceará.

A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítico transformadora.