Bombeiros resgatam duas pessoas em tentativa de suicídio em quatro dias

17 de abril de 2019 - 16:01

Guarnições de serviço na capital e no interior resgataram pessoas que tentavam suicídio nos últimos dias. Nesta terça-feira (16), uma equipe composta pelo primeiro-tenente Cidreira e pelos cabos Alexandre, Lima Verde e Santos foi acionada, em Fortaleza, por familiares de uma mulher com quadro depressivo que, após dias sem dormir adequadamente, havia se trancado no quarto sem responder a nenhuma tentativa de contato.

Após mais de uma hora de tentativa de negociação, a estratégia de permitir que à mãe da tentante conversasse com ela se mostrou a única efetiva, de forma que ela concordou em abrir a porta para realizar o diálogo. Feito o acordo, ela se deixou conduzir pela viatura de resgate ao Hospital Mental de Messejana, onde pode ser medicada e avaliada.

No último sábado (13) a guarnição de serviço na 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (3ª Cia/3ºBBM), em Tauá, resgatou um homem de 45 anos que havia entrado na mata com uma corda nas mãos, um dia após ter tentado suicídio. Após ter sido localizado, com o apoio de policias militares e de conhecidos do tentante, ele foi conduzido pelos sargentos Da Silva e Martiniano e pelo cabo Itamar para o hospital regional da cidade.

Desde janeiro, o CBMCE fez 26 atendimentos a tentativas de suicídio em todo o estado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa consuma suicídio no mundo. Este dado estatístico demonstra a gravidade e a necessidade de uma atuação técnica por parte das instituições de saúde e de segurança pública.

Foi diante desta preocupação que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará criou o Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio (CATS), coordenado pelo major Edir Paixão, que, por meio de aulas teóricas e práticas, capacita os bombeiros para um trabalho técnico, visando à diminuição dos números de suicídios no Ceará.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de modo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar com total sigilo por telefone, E-mail e chat 24 horas todos os dias. Basta ligar 188, maiores informações: https://www.cvv.org.br/e-mail/