Colégio dos Bombeiros abre vagas para Educação de Jovens e Adultos

16 de janeiro de 2018 - 20:48

CMCB abre 35 vagas para a educação de jovens e adultos

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz abre inscrições para 35 vagas com o objetivo da escolarização de jovens e adultos – EJA, no Ensino Médio e na modalidade presencial. Na rede Estadual de Ensino, conforme dados do Educacenso de 2015, existem 251 escolas de ensino fundamental e médio que ofertam a modalidade EJA presencial, atendendo uma matrícula total de 19.514 educandos, nos turnos diurno e noturno, sendo 5.359 no Ensino Fundamental anos finais e 14.155 no Ensino Médio.

O material didático será fornecido gratuitamente pelo PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, por meio da Coleção Viver e Aprender. A idade mínima para matrícula é de 18 anos e o curso terá a duração de um ano e meio, com currículo estruturado nas áreas de conhecimentoLinguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A Coordenação da turma EJA do CMCB está a cargo do Professor Justo Barros da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC, auxiliado pelo primeiro-sargento Adeirton Cavalcante.

Desde 2001 o CMCB contribui com a oferta de vagas para o EJA, atendendo nesse período a cerca de 800 alunos. Atualmente, a escola dispõe de uma turma em curso, indo para o segundo semestre.

O que é EJA?

Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira. O objetivo é atender jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada.

Segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, apenas 26% dos cidadãos brasileiros são plenamente alfabetizados.

Visando a contribuir com a Politica Nacional de Alfabetização, o CMCB, que é a favor da EJA, em atenção à Constituição Federal de 1988, onde todos têm direito à educação, inclusive os que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, ofereceu esse benefício a jovens e adultos, compreendidos entre 20 a 52 anos, que interromperam sua jornada escolar.

Requisitos:
• Jovens com idade acima de 18 anos no ato da matrícula e adultos;
• Ter concluído o Ensino Fundamental ou ser egresso do ProJovem;

Número de vagas:
• 35 Vagas;

Documentos necessários:
• 01 Pasta escolar;
• 02 Fotografias 3×4.
• 01 Resma de papel A4
• 02 Pincéis para Quadro Branco
• Identidade e CPF;
• Histórico de Conclusão do Ensino Fundamental;
• Comprovante de endereço atualizado;
*Obs.: No ato da matrícula, o interessado deverá apresentar os documentos originais para conferência.

O curso ocorrerá no horário noturno e terá duração de 3 semestres (1 ano e meio).

Horário de matrícula: 18:30 às 21:30

Coordenador do EJA: Professor Justo Barros