Oficiais do CBMCE concluem curso de especialização em incêndios urbanos no Rio de Janeiro

22 de dezembro de 2017 - 21:26

Oficiais do CBMCE concluem curso de especialização em incêndios urbanos no Rio de Janeiro

 



O capitão Wilson Correia Lima e o primeiro-tenente José Guilherme Veras Neto concluíram nesta semana o Curso de Especialização em Combate a Incêndio Urbano (CECIU) oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). O curso, gerenciado pelo Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB), durou seis semanas e teve instruções nos Grupamentos de Bombeiro Militar de Humaitá, Copacabana e Irajá, bem como no Complexo Prisional de Bangu. Houve participantes dos corpos de bombeiros do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, além do Ceará.

“O curso capacitou os especialistas a fazerem a leitura do cenário para definir a melhor estratégia para o combate, abordando táticas de combate defensivo e ofensivo, ventilação tática, uso da água no combate a incêndio, abastecimento e suprimento de água em operações, combate a incêndio em edificações elevadas e em presídios, incêndios em produtos perigosos, busca e salvamento de vítimas em incêndio”, explica o capitão Wilson.

Atualização operacional

“Antigamente, os equipamentos de proteção individual não possuíam tecnologia que permitisse grande aproximação do bombeiro ao foco do incêndio. Por isso, adotavam-se exclusivamente táticas de combate de fora do compartimento em chamas, que aproveitam apenas 13% da capacidade de absorção de calor da água, gerando grande desperdício. Atualmente os Equipamentos de Proteção dispõem de tecnologia avançada que permite a realização do combate ofensivo, que é quando o bombeiro realiza o ataque de dentro da estrutura, próximo ao foco, elevando para 100% a sua capacidade de absorção de calor, e deixando o ambiente seco após o combate, com desperdício zero de água e minimizando os danos e prejuízos ao ambiente sinistrado”, analisa o tenente Guilherme.



Capacitação da tropa

Os oficiais que acabam de concluir o CECIU terão a responsabilidade de organizar e coordenar cursos de manutenção em combate a incêndio urbano em 2018, voltados para os bombeiros que atuam nessa área. Essas capacitações, com duração média de duas semanas, têm sido oferecidas regularmente à tropa do CBMCE neste ano em diversas áreas operacionais, como Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento e Abordagem a Tentativas de Suicídio.