Cão de Busca do CBMCE recebe certificação nacional
13 de novembro de 2017 - 23:54
Cão de Busca do CBMCE recebe certificação nacional
O binômio formado pelo cabo Rafael e pela cadela Fada, da Seção de Busca, Resgate e Salvamento do Núcleo de Busca e Salvamento (Sbresc/NBS) do CBMCE, foi um dos quatro do país a obterem sucesso na III Certificação Nacional de Cães de Busca e Salvamento promovida pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom), durante o XVII Seminário Nacional de Bombeiros, em João Pessoa (PB).
A certificação objetiva padronizar as atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Bresc) dos Corpos de Bombeiros. Trata-se de uma simulação de uma ocorrência real, sendo composta por provas que aferem a capacidade do condutor e de seu cão para as atividades de salvamento. A 3ª edição da Certificação Nacional de Cães da Ligabom contemplou a modalidade de Busca Rural, atestando aptidão para ocorrências desta natureza em todo o território nacional. Para obter aprovação, o binômio (homem x cão) teve que enfrentar provas diurna, noturna (uma marcha de orientação com GPS até chegar ao ambiente de busca) e de obediência e destreza, com 10 obstáculos.
Outros 12 binômios tentaram sem sucesso obter a certificação deste ano. Desde 2015, quando houve a primeira certificação, apenas 18 binômios de todo o Brasil conseguiram o certificado concedido pela Ligabom. A guarnição da Sbresc era composta ainda pelo primeiro-tenente Thiago, pelo subtenente J Maria e pelo primeiro-sargento Clóvis. O binômio formado pelo subtenente J Maria e pelo cão Uno já havia sido certificado anteriormente e tentava nova certificação neste ano, mas acabou eliminado durante uma das provas.