Comando discute regulamentação nacional do atendimento pré-hospitalar com o Ministério da Saúde

1 de novembro de 2017 - 20:54

CBMCE discute regulamentação nacional do atendimento pré-hospitalar com o Ministério da Saúde

 



O coronel comandante-geral do CBMCE, Heraldo Maia Pacheco, e o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do Grupamento de Socorro de Urgência da Corporação, participaram nessa terça-feira (31) de uma reunião presidida pelo Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, na sede do Ministério, em Brasília. O encontro, que contou com a participação de representantes de secretarias estaduais e municipais de saúde, bem como de corpos de bombeiros militares de todo o país, serviu para discutir a criação de um novo marco regulatório para os serviços de atendimento pré-hospitalar em âmbito nacional.

“Deliberou-se criar um corpo técnico formado por representantes dos órgãos presentes para elaborar uma portaria que regulamente os serviços de urgência pré-hospitalar. A partir deste momento, os corpos de bombeiros poderão começar a receber verbas federais para manutenção e expansão do seu serviço de atendimento pré-hospitalar, já que deixaremos de ser mero apoio para integrar efetivamente o sistema nacional”, explica o tenente-coronel Albert.

Os representantes dos corpos de bombeiros para o corpo técnico que vai atuar junto ao Ministério da Saúde deverão ser escolhidos na próxima reunião da LIGABOM, o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, a ser realizada durante o XVII Seminário Nacional de Bombeiros, que acontece em João Pessoa (PB), de 8 a 10 de novembro.