Trinta militares concluem Curso de Salvamento Aquático promovido pelo CBMCE
30 de outubro de 2017 - 16:18
Trinta militares concluem Curso de Salvamento Aquático promovido pelo CBMCE
Uma solenidade realizada na Praia Formosa marcou, em Fortaleza, na última sexta-feira (27), a formatura dos 30 militares que conseguiram concluir com êxito o 2º Curso de Salvamento Aquático, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) em 2017. Além de 28 bombeiros, a formatura contou com a presença da cabo Laurice Sinara Moura Maia, policial militar e primeira guarda-vidas formada pelo CBMCE, e do sargento Amilton Sousa Martins, policial militar atuante na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. “Desde a turma anterior, nosso foco tem sido o de formar guarda-vidas eminentemente técnicos, capazes de aplicar nas situações reais do dia-a-dia as melhores estratégias de salvamento e resgate aquáticos utilizadas hoje no mundo”, explica o primeiro-tenente Rodrigo Monteiro Carneiro, instrutor do CSA.
Durante a solenidade, os novos guarda-vidas fizeram uma demonstração de salvamento conjugado, envolvendo resgate com embarcações e moto aquática, além da realização de procedimentos de atendimento pré-hospitalar, como a oxigenoterapia e as compressões torácicas. Após a entrega dos brevês por padrinhos e madrinhas, houve a leitura do orador da turma e o pronunciamento do coronel comandante-geral do CBMCE, Heraldo Maia Pacheco. “Quero parabenizar cada um dos militares que concluíram o curso. E devo dizer aos demais presentes que estar aqui sob o Sol tem um fundamento para a gente. É para que possamos sentir o quanto é difícil o serviço de guarda-vidas, o quanto essa “Lua” aqui castiga os nossos guerreiros da praia”, disse. O final da solenidade foi marcado pela Oração do Guarda-Vidas proferida pelos concludentes.
Estiveram presentes, o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, coordenador de atividades técnicas do CBMCE, o tenente-coronel Cícero Henrique Bezerra Lopes, comandante do Batalhão de Choque da PMCE, o tenente-coronel Ronaldo Bruno de Andrade, comandante do Núcleo de Bombeiros do Interior, o tenente-coronel Holdayne do Nascimento Pereira, comandante do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do CBMCE, o major José Edir Paixão de Souza, comandante da 1ª Seção de Busca e Salvamento do NBS, o major Jectan Vital de Oliveira, comandante da 1ª Seção de Salvamento Marítimo do NBS, o capitão José Wagner Damasceno de Carvalho, comandante da 2ª Seção de Salvamento Marítimo do NBS e o primeiro-tenente Francisco do Horizonte, chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos do Ceará.