Bombeira do CBMCE é primeira militar do Ceará a concluir Curso de Especialização em Salvamento em Altura

27 de outubro de 2017 - 21:46

Bombeira do CBMCE é primeira militar do Ceará a concluir Curso de Especialização em Salvamento em Altura

 



A primeiro-tenente Isabel Cristina Marques de Almeida, da 1ª Seção de Busca e Salvamento do Núcleo de Busca e Salvamento do CBMCE, concluiu com êxito o Curso de Especialização em Salvamento em Altura (CESAlt), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, no período de 11 de setembro a 27 de outubro. Como isso, a tenente Isabel Cristina se torna a primeira bombeira militar do Ceará a se especializar na área.

“Pra mim, foi uma honra e ao mesmo tempo um desafio muito grande representar a força da mulher bombeira cearense na Paraíba, mostrando que podemos, sim, nos inserir e nos especializar em todas as áreas operacionais do Corpo de Bombeiros”, revela a oficial.



O CESAlt envolveu disciplinas de introdução ao salvamento em altura, técnicas de salvamento em altura, operações verticalizadas em diferentes planos, operações de resgate, salvamentos diversos e treinamento físico militar. As instruções aconteceram na capital paraibana, João Pessoa, e na capital pernambucana, Recife, bem como nos municípios de São Mamede, Araruna, Pombal e Patos, no interior da Paraíba. Dos nove bombeiros que começaram o curso, oito concluíram. A tenente Isabel Cristina era a única aluna não pertencente ao CBMPB. 

“As cidades em geral estão ficando cada vez mais verticalizadas e essa é uma realidade bem concreta em Fortaleza. Por isso, é cada vez mais comum nos depararmos com ocorrências que envolvam salvamento em altura, o que torna essencial termos bombeiros capacitados a atuar com eficácia e segurança na área”, explica a tenente, que vai passar a integrar o time de instrutores em salvamento em altura do CBMCE a partir de agora.