AESP inicia segunda turma do Curso Básico de Mergulho autônomo para profissionais de segurança pública

16 de outubro de 2017 - 11:35

 

Nesta segunda-feira (16), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), iniciou a segunda turma do Curso Básico de Mergulho Autônomo (CBMA). A capacitação objetiva habilitar os profissionais que integram a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas a realizar o atendimento em ocorrências de busca e resgate em ambientes subaquáticos, com profundidade de até 18 metros.

De acordo com o primeiro-tenente BM Danillo Cidreira dos Santos de Almeida, a capacitação é uma forma de atualizar os conhecimentos da tropa do CBMCE. “Esse curso é bastante importante para a reciclagem e treinamento continuado da tropa do bombeiro. Aqui eles terão um contato maior com o meio líquido, e poderão relembrar algumas coisas que eles tiveram na formação básica”, pontuou o oficial.

Sob a coordenadoria da equipe do Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (NBS), a capacitação possui 40 horas/aulas, e inclui no seu conteúdo programático instruções básicas de física, fisiologia e tabelas aplicadas ao mergulho autônomo, treinamento prático de mergulho em situações de visibilidade restrita e imersão em ambientes subaquáticos de média profundidade.  

Para o agente de Polícia Federal, Nasion Tito Fernandes, que trabalha no Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) e também é aluno do curso, o conhecimento adquirido irá auxiliar no desempenho das atividades marítimas. “Vai agregar sem dúvida no meu dia a dia. Sem dúvidas, é muito enriquecedora essa troca de conhecimento e isso é muito importante, eu estou muito satisfeito de estar aqui presente fazendo esse curso com vocês, estou muito honrado”, concluiu.

Esta é a 2ª edição do curso e conta com a participação de 18 discentes, incluindo 12 bombeiros militares, 03 policiais civis, 01 policial militar e 02 policiais federais. O treinamento segue até o dia 20 de outubro.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)

Fonte: AESP