Oficial do CBMCE conclui curso sobre abordagem a suicidas em São Paulo e inicia multiplicação sobre o tema no Ceará

28 de setembro de 2017 - 20:54

Oficial do CBMCE conclui curso sobre abordagem a suicidas em São Paulo e inicia multiplicação sobre o tema no Ceará

 


O major José Edir Paixão de Sousa, comandante da 1ª Seção de Busca e Salvamento do Núcleo de Busca e Salvamento (1ªSBS/NBS), concluiu nesta semana o Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio. O curso foi promovido pela Escola Superior de Bombeiros de São Paulo, maior centro de formação de Bombeiros da América Latina.

Pioneiro no Brasil nessa área específica de atuação, o curso teve carga horária de 40 h/a e foi focado na teoria científica do fenômeno do suicídio, no diálogo realizado entre abordador e vítima, bem como nas ações táticas de resgate em cenários diversos de tentativas de suicídio. Para tanto, o treinamento envolveu simulados realistas, que emulavam as principais situações vivenciadas no dia a dia pelos bombeiros militares.



O foco agora é a disseminação da experiência no Ceará. “O repasse já começou ontem, em Iguatu, onde fiz uma primeira palestra para bombeiros, policiais e agentes de trânsito, sobre as diferentes formas de abordar a vítima agressiva e a depressiva, análise de vídeos, técnica de redução de altura em pontes. E nós estamos programando treinamentos de oito horas, bem estruturados, bem como o curso de 40 horas, para formar multiplicadores”, explica o major Edir.

“Cientes de que os casos de suicídio cresceram 12% nos últimos cinco anos no Brasil, entendemos que o referido curso apresenta-se relevante para melhor atender à sociedade e proporcionar o maior número de vidas salvas. Principalmente levando em conta que o fato de a Organização Mundial de Saúde asseverar que mais de 90% dos casos de suicídios podem ser evitados, se identificados e tratados previamente”, avalia.

A orientação geral é para que, em caso de necessidade, busque-se o Centro de Valorização da Vida, pelo telefone 141 ou pelo site www.cvv.org.br. Em caso de urgência ou emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, via CIOPS/SSPDS, pelo número 193.