Banda de Música do CBMCE comemora 23 anos

27 de setembro de 2017 - 14:15

Banda de Música do CBMCE comemora 23 anos
.
.

Uma solenidade realizada hoje pela manhã, no Salão Nobre do Quartel Central da Corporação, homenageou a Banda de Música do Corpo de Bombeiros pelo aniversário transcorrido no mês de julho. Estiveram presentes mais de 20 integrantes da banda, além do coronel comandante-geral Heraldo Maia Pacheco, do comandante-adjunto, coronel Luiz Carlos Viana, e do secretário-executivo, coronel Marcos Ely Araújo Viana.

.
Após a entrega de medalhas Desembargador Moreira e Mérito Bombeiro Militar a vários militares da unidade, o tenente-coronel Márcio Glaydson Oliveira Mendonça, comandante da Banda de Música e primeiro oficial-músico a ingressar na Corporação, ao lado do tenente-coronel Walter Célio Lima de Oliveira, falou sobre a experiência de mais de duas décadas como bombeiro músico. “A gente faz com paixão, a despeito de todas as adversidades. Estamos aqui para levar a música aonde o comando julgar pertinente”, declarou.
.
Coube ao coronel comandante-geral encerrar a solenidade com palavras de agradecimento e a garantia de todo o empenho para dar ao grupo as melhores condições de trabalho possíveis. “Os bombeiros da Banda são alguns dos mais versáteis que há nessa Corporação, porque, além de tocar seus respectivos instrumentos, atendem prontamente à convocação para cumprir qualquer uma das demais missões bombeirísticas. Nosso compromisso tem sido o de lutar para conseguir ampliar o efetivo, que hoje, reconhecemos, está muito aquém do ideal”, disse. 
.

A Banda de Música
.

No início de 1994, em resposta aos anseios da Corporação, o comandante geral, coronel João Porto Pinheiro, solicitou ao governador do Estado, Ciro Ferreira Gomes, autorização para criar a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, sob o argumento de que, com a separação do Corpo de Bombeiros da Polícia, tornava-se indispensável a criação de uma banda própria, demonstrando a influência e primazia para a corporação e o Estado a adoção dessa medida.

.

Concedida a permissão, o comandante ordenou ao Chefe da 3ª Seção do Estado Maior, major João Vasconcelos de Sousa, que tomasse as medidas cabíveis para a publicação do edital do concurso, abrindo inicialmente duas vagas para oficiais músicos e, a seguir, 27 para praças músicos. Apesar de ter chegado a contar com 102 bombeiros, com a ausência de concursos para ingresso na Corporação ao longo dos anos, a banda foi perdendo integrantes, de forma que hoje conta com um efetivo de 28 bombeiros, sendo três oficiais, 10 subtenentes e 15 sargentos.

— 
Assessoria de ComunicaçãoCorpo de Bombeiros Militar do Ceará Telefone: (85)31012211 www.cb.ce.gov.brwww.defesacivil.ce.gov.br