Outubro Rosa: prevenção é a principal arma neste combate.
13 de outubro de 2016 - 15:20
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará é uma instituição voltada para a preservação da vida e no mês de conscientização para o combate do câncer de mama estamos apoiando as ações do chamado Outubro Rosa para incentivar a prática do autoexame.
O sintoma do câncer de mama é palpável. Com o autoexame é possível sentir a presença do nódulo (caroço) no seio. “Secreção no mamilo e nódulos na axila também são sinais de alerta”, ressalta Paola Borba, ginecologista do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará. O diagnóstico precoce é fundamental. “Muitas mulheres só identificam a doença quando ela já está em desenvolvimento, e isso aumenta os riscos de morte”, afirma. Tabagismo, sedentarismo e obesidade são fatores de risco que contribuem para um aumento da incidência da enfermidade. “Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos são bons aliados na prevenção de doenças, inclusive, o câncer de mama”, diz.
O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e das condições biológicas da paciente. O primeiro passo é fazer o diagnóstico completo com análises clínicas e biópsia para descobrir se o tumor é benigno ou maligno. Então, o médico faz a indicação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia ou das práticas combinadas, de acordo com cada caso.
Quase 60 mil pacientes com a doença foram identificados em 2015, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que representa 22% do total dos novos diagnósticos de câncer no país. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia no país. Apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente, pela grande frequência de diagnósticos tardios.
“DECLARE SEU AMOR POR VOCÊ MESMA. UM TOQUE PODE SALVAR SUA VIDA!”