Solenidade em homenagem ao herói João Nogueira Jucá

11 de agosto de 2016 - 17:10

 

Há 21 anos consecutivos o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, em parceria com a Associação dos Ex-Alunos do Colégio São João e o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), realizam uma cerimônia em cada dia 11 de agosto, data que marca o aniversário de falecimento de um dos maiores heróis da história cearense e primeiro bombeiro honorário do Ceará, João Nogueira Jucá.


 

No primeiro momento, foi celebrada uma missa in memorian presidida pelo capelão do hospital, o Pe. Ariston dos Santos Barros Filho. Em seguida, os presentes puderam se confraternizar num café da manhã e, em seguida, foi realizada a solenidade cívico-militar na praça Capistrano de Abreu (ou praça da Lagoinha), ao lado do busto de João Nogueira Jucá.


 

Diversas autoridades vieram prestigiar o evento, o que enaltece ainda mais a importância desta cerimônia. Dentre elas, citamos: o Comandante Geral Adjunto do CBMCE, Cel QOBM Carlos Viana; o Diretor do HGCC, Dr. Eliézer Arraes Mota Filho; a cunhada do herói João Nogueira Jucá, Teresinha Ponte Jucá e seu filho João Ponte Jucá; Idalmir Feitosa, Procurador Geral do Município de Maracanaú; os ex-alunos do Colégio São João nas pessoas de Paulo Ferreira, Luiz Carlos Nanan, Roberto Pessoa, Sílvio Carlos e Vladimir Távora; Catarina Menezes representando o CAPSi Estudante João Nogueira Jucá; o 1º Sgt PM Pádua representando a Polícia Militar do Ceará, Roberto Cordeiro representando a brigada de incêndio do HGCC, além das ilustres participações da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, dos alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, representando todos os estudantes pelo transcurso da data e dos 33 recém chegados 1º Tenentes do CBMCE, para que pudessem conhecer a história que culminou no ato de coragem que custou a vida do jovem João Nogueira Jucá.


 

Todos os presentes foram contemplados com uma linda homenagem feita pelo cantor e compositor cearense Luan Sorrane, no qual o mesmo apresentou uma música que narrava a breve vida do herói.


 

A cerimônia foi, também, uma oportunidade de homenagear a autoridades civis que têm contribuído não só para o engrandecimento do Corpo de Bombeiros mas também a todo o estado do Ceará. São eles:


 

José Flávio Barbosa Jucá de Araújo: Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado;

Ricardo Pereira Sales: Secretário da Secretaria Executiva Regional do Centro de Fortaleza;

Francisco das Chagas Ley: Médico Cirurgião Geral;

Naiana Corrêa Lima Peixoto: membro da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará;

Nadja Maria Costa: Enfermeira do Instituto Dr. José Frota;

Maria da Conceição Dias de Albuquerque: Presidente da Associação dos Missionários da Solidariedade – Lar Amigos de Jesus;

Francisco José Mendes: Servidor Público Estadual com 34 anos de serviçoes prestados à Secretaria de Saúde do Estado;

Alberto Mota Júnior: Advogado e Ex-aluno do Colégio São João.


 

Para conhecer um pouco mais sobre a história do primeiro bombeiro honorário do Ceará, clique AQUI e assista ao vídeo.