Bombeiros recebem treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar em conformidade com o novo protoicolo da American Heart Association

16 de maio de 2016 - 11:46


Independente da área que atue operacionalmente, seja no combate a incêndio, salvamento terrestre, aquático ou em alturas, é importante que o bombeiro militar esteja preparado para solucionar qualquer ocorrência, inclusive as de natureza pré-hospitalar. Pensando nisto, o Grupamento de Socorro de Urgência (GSU) está realizando, no auditório da unidade, durante os meses de maio, junho e julho deste ano uma recapacitação em Suporte Básico de Vida (SBV) em conformidade com o novo protocolo da Associação Americana de Cardiologia (American Heart Association – AHA 2015).

Segundo o Comandante do GSU, Ten Cel QOBM Albert, a ideia inicial é que, durante esses três meses sejam recapacitados cerca de 450 bombeiros militares da capital e região metropolitana. Num segundo momento poderá ser trabalhada a operacionalização desta capacitação no interior do estado. No total, a carga horária será de 8h/a onde os alunos terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos visando a manutenção do Suporte Básico de Vida com segurança e destreza, observando os preceitos legais que regulamentam tal atividade. Além disso, fariam a utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA), aparelho que auxilia a Reanimação Cárdio Pulmonar (RCP). O conteúdo programático consiste em:

1. Pré-Teste de conhecimentos;
2. Cinemática do Trauma;
3. Biossegurança;
4. Abordagem Inicial e Secundária;
5. Solicitação de Apoio;
6. Reanimação Cárdio Pulmonar Cerebral – RCP;
7. Uso do DEA;
8. Pós-Teste de conhecimentos teórico e prático.

Os militares interessados deverão procurar os seus respectivos comandantes de unidade/seção para maiores informações.