Solenidade de Promoção Requerida

12 de fevereiro de 2016 - 23:41


A manhã desta sexta-feira representou um marco importante para as corporações militares do Ceará: pela primeira vez na história aconteceram promoções na modalidade requerida, na qual o militar consegue galgar um posto no término da sua carreira (após 30 anos de serviços prestados) ao solicitar sua saída da ativa para a reserva remunerada. Tal feito se tornou possível com o advento da nova Lei de Promoções assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, e sancionada no dia 25 de maio de 2015. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

Para formalizar o ato, uma solenidade foi realizada nos jardins do Palácio da Abolição. Além do Exmo. Governador do Estado, Camilo Santana e da Vice-Governadora, Izolda Cela, que presidiram o evento, estiveram presentes o secretário Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista; o chefe da Casa Militar, Coronel QOPM Túlio Studart; os secretários Delci Teixeira (SSPDS), Nelson Martins (Relações Institucionais), Socorro França (Controladoria Geral de Disciplina) e Juvêncio Viana (Procuradoria-Geral do Estado); os deputados estaduais Naomi Amorim e Tim Gomes; a promotora de justiça Flávia Unneberg, além dos Coronéis Comandantes-Gerais Geovani Pinheiro (Polícia Militar) e João Carlos Gurgel (Corpo de Bombeiros); do Coronel QOPM Herlínio Dutra (AESP) e do Delegado Geral Andrade Junior (Polícia Civil). Destacamos também a presença de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que vieram prestigiar o evento, dos familiares e amigos dos 43 promovidos, da Banda de Música do CBMCE e dos alunos dos Colégios Militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar que recepcionaram o Governador na sua chegada à solenidade formando uma “guarda de honra”.

Destes 43 promovidos supracitados, 08 são bombeiros militares, sendo três promovidos ao posto de coronel, dois ao de major, um ao posto de capitão, e dois ao de 2º tenente. Segue relação:

Ao posto de Coronel QOBM:

-Tenente Coronel Ronald Bezerra Aguiar;

-Tenente Coronel José Carlos de Araújo Lopes;

-Tenente Coronel Amarílio Lopes Rebouças;

Ao posto de Major QOABM:

-Capitão Edmílson da Silva Mendes;

-Capitão Paulo Roberto Góes da Silva;

Ao posto de Capitão QOABM:
-1º Tenente Manoel Barbosa Gomes;

Ao posto de 2º Tenente QOABM:

-Subtenente José Olavo Pinto;

-Subtenente George Pereira da Silva.

Além das leituras dos atos de promoção e entrega dos certificados de Honra ao Mérito e de Missão Cumprida aos valorosos promovidos, houve também um minuto de silêncio em homenagem ao soldado da Polícia Militar que tombou no cumprimento da sua missão de servir e proteger a sociedade cearense, Augusto Huebster Félix.