Solenidade alusiva ao Dia do Servidor Público

28 de outubro de 2015 - 20:01

Foi realizada na manha deste dia 28 uma solenidade com o intuito de homenagear a todos os servidores públicos pelo transcurso da data. A cerimônia aconteceu no salão nobre do gabinete do comando geral do Corpo de Bombeiros e reuniu oficiais e praças da corporação além de funcionários civis e terceirizados.

Na oportunidade, o Coronel Comandante Geral do CBMCE, João Carlos de Araújo Gurgel, entregou certificados para os servidores que se destacaram no ano de 2015. Foi lembrado, também, o transcurso do dia do médico, comemorado no dia 18 de outubro, ocasião em que o Cel gurgel saudou a todos os médicos da corporação que ali se faziam presentes.

Histórico:

A história do serviço público no Brasil conta com mais de 200 anos. Teve origem em 1808, quando a família real portuguesa se instalou no Rio de Janeiro. A partir daí é que se iniciou o processo de tomada de consciência da importância do trabalho administrativo, diante da necessidade de promover o desenvolvimento da então colônia, de acordo com a diplomacia real.

É ao trabalhador da administração pública que compete executar as ações que movimentam os serviços básicos e essenciais de que necessitam os cidadãos em suas relações com o Estado Brasileiro.

Um dos primeiros documentos consolidando as normas referentes aos funcionários públicos, foi o Decreto nº 1.713 de 28 de outubro de 1939. Por esse motivo, no ano de 1943, o Presidente Getúlio Vargas institui o dia de publicação deste decreto, 28 de outubro, como o Dia do Funcionário Público.

O termo “Servidor Público” só passou a ser utilizado com a publicação do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, de 11 de dezembro de 1990.”