Bombeiros de Fortaleza reforçam operação de combate a incêndio florestal na Ibiapaba

19 de outubro de 2015 - 19:03

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará envia reforço de recurso humano para atuar no combate ao incêndio florestal que atinge a região da Ibiapaba. Até então, guarnições de Sobral e Marco já atuam no local, em parceria com a equipe Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), que é especializada neste tipo de incêndio.


No total, serão 43 bombeiros militares atuando diariamente na operação. Participam também desta ação conjunta os brigadistas do Parque Nacional da Ibiapaba e voluntários. O incêndio na Ibiapaba, pelas características da região florestal, contudo, não atingiu áreas habitadas nem propriedades particulares.


R15 - 1Em todo o mundo os incêndios florestais são um grande desafio em razão da vasta área que atingem, da grande quantidade de focos simultâneos, do difícil acesso que as equipes têm para chegar a estes focos por se tratar, geralmente, de matas fechadas e da incidência de ventos que aceleram o processo como um todo.


Diferente de outros incêndios (em edificações, veículos, etc.) em que se pode utilizar uma viatura de combate a incêndio para o ataque rápido, o incêndio florestal é feito por equipes de homens que adentram em diversos pontos da vegetação munidos de abafadores, bombas costais e material de corte. É um trabalho que exige paciência devido à sua complexidade.


O CBMCE aproveita o momento também para alertar a população para que colabore na prevenção aos incêndios florestais. Durante o segundo semestre de cada ano percebe-se um aumento considerável na incidência deste tipo de ocorrência. Na maioria dos casos o próprio ser humano é o responsável por estes incêndios ao fazer queimadas indevidas e indiscriminadas, sem o devido cuidado de fazer aceiros. As condições climáticas acabam favorecendo que este incêndio fuja ao controle humano e atinja grandes proporções.

 

 

19.10.2015

Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará

 

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
Tenente-Coronel Ricardo / Capitã Juliany
imprensa.cbmce@gmail.com / (85) 3101.2211

 

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898