4ªSB/2ºGB visita Companhia Siderúrgica do Pecém

1 de setembro de 2015 - 12:28

Com o advento do complexo portuário do Pecém, além do desenvolvimento industrial, aumento da geração de emprego e renda e maior fluxo demográfico para a região, percebeu-se a necessidade de uma atenção especial quanto à segurança e prevenção de acidentes.

Em virtude disso, a 4ª SB/2º GB (São Gonçalo do Amarante) visitou na última semana a Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP. Trata-se atualmente do maior empreendimento privado no país que gerará aço para o Estado do Ceará e exterior que impulsionará a economia do Estado a partir do início de 2016. Encontra-se em fase já bastante avançada e necessitando das primeiras vistorias por parte da CAT – Coordenadoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros.

Estiveram presentes na visita Cel Solon, Cel Marcelo, TC William, TC Marcos Viana, TC Zélio e Cap Freitas. Representando o comando da 4ªSB/2ºGB, quartel do Pecém, Maj Ribamar, Cap Hugo e Ten Damásio. Também participou da visita a guarnição de serviço do quartel. Os militares foram recepcionados pelos engenheiros Sr. Dirceu, Sr. Hermano, Mr. Seo e Mr. Djang, da Posco E&C; Sr. Nelson, da Santos RMI; e Sr. Washington, da CSP.

O Corpo de Bombeiros Militar preocupado com a prevenção de grandes desastres conheceu as instalações internas do empreendimento bem como todo o aparato de segurança preventiva contra incêndio e pânico, como a utilização do gás fm200 e locais de armazenagem de produtos químicos e matéria prima para a fabricação do aço, como exemplo o COKE. A Corporação conheceu também os principais riscos de incidentes e os meios que o local dispõe para o eventual enfrentamento de ocorrências.

Para o comandante desta seção de bombeiros, o Major QOBM Ribamar, é de suma importância que se conheça bem a estrutura, localização e vias de acesso destes empreendimentos para que haja maior efetividade e um menor tempo-resposta no decorrer de uma ocorrência onde seja necessária a intervenção do Corpo de Bombeiros.