Encerramento do curso de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromos

20 de julho de 2015 - 02:52

Na manhã desta sexta-feira (17) aconteceu uma solenidade de encerramento do curso de Formação Técnica de Bombeiros para Aeródromos (FTBA), ocorrido entre os dias 22 de junho a 17 de julho, quartel do Aeródromo (6ªSB/1ºGB). O evento contou com a presença do Comandante Geral Adjunto do CBMCE, Cel Heraldo Maia Pacheco; do Superintendente da INFRAERO, Usiel Paulo Vieira; do Secretário Executiovo do CBMCE, Cel QOBM Hélcio Costalima; do Comandante do 1ºGB, Ten Cel William Rodrigues; dos Inspetores de Aviação Civil Roberto Linard e Ismael Neto; do Chefe de Fiscalização da Polícia Federal, Orlando Cavalcante; do Gerente de Segurança da INFRAERO, Adailton Teixeira; do Comandante da 6ªSB/1ºGB, Maj QOBM Alfredo Carvalho, entre outras autoridades. A solenidade contou ainda com a participação da banda de música do Corpo de Bombeiros e dos familiares dos concludentes.

O FTBA tem o intuito de capacitar e qualificar bombeiros militares para o atendimento de ocorrências de acidentes aeronáuticos. Com duração de seis semanas (sendo as duas primeiras o Curso de Operador de Carro Contra Incêndio – CCI) sua grade curricular é normatizada a nível de aeroportos do Brasil. Dentre as disciplinas ministradas temos: Familiarização com a aviação e o complexo aeroportuário; Procedimentos para atendimento com artigos perigosos; Reconhecimento do sítio aeroportuário; táticas de combate a incêndio e salvamento em aeronaves; Resgate e atendimento pré-hospitalar sem fogo; dentre outras.

No total, foram 21 militares concludentes. Um marco importante deste curso foi o ingresso e formação das primeiras mulheres bombeiras de aeródromo do estado do Ceará, as Sd Sheyla e Sd Estela que, a partir de então, irão compor o efetivo desta unidade operacional e especializada em atendimento de ocorrências envolvendo aeronaves.