Operação de Salvamento do CBMCE impede um suicídio na AIS 3.

25 de abril de 2015 - 13:53

Na manhã do dia 24 de abril, uma guarnição de salvamento do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) foi acionada para impedir uma tentativa de suicídio num edifício localizado na Cidade 2000. Tratava-se de uma mulher de 34 anos que tentava pular do décimo andar do edifício.

Primeiramente, os bombeiros utilizaram do diálogo para fazer com que a vítima pudesse desistir voluntariamente. O comandante da guarnição, Cap QOBM Osvaldo, ressalta que é um trabalho que exige não só um bom preparo físico, mas também psicológico e que qualquer descuido, ou palavra mal colocada ou um gesto mais brusco pode culminar no desastre da operação. “É necessário muita paciência para dialogar, poder de convencimento e atenção a cada detalhe”, afirma. Outra preocupação era que a vítima teria se trancado no quarto junto a uma criança de dez anos de idade e esta, por vezes, se agarrava à cintura da vítima na tentativa de impedir uma ação no sentido de se jogar da janela.

Enquanto o capitão Osvaldo conversava e distraía a vítima, os outros bombeiros se deslocaram para o andar superior e armaram um circuito de cabos para descida no rapel na tentativa de forçar a entrada da mesma na edificação. O Cb Daniel foi o bombeiro que desceu no rapel e, no momento exato em que a vítima foi distraída pelo Cap Osvaldo, empurrou-a para o interior do edifício.

Toda a ação foi filmada e encontra-se publicada neste LINK, do Diário do Nordeste.

A foto abaixo mostra o instante em que o Cb Daniel concluiu a operação, resgatando a vítima.