CBMCE alerta sobre os riscos de acidentes com energia elétrica

7 de março de 2015 - 03:20

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) alerta para o risco de acidentes com energia elétrica. Com o advento do período chuvoso as ocorrências tanto de choques elétricos quanto de incêndios em edificações decorrentes de curtos-circuitos aumentam. Estas se dão em virtude do contato da umidade oriunda de infiltrações ou vazamentos em contato com a fiação elétrica exposta.

Em dezembro de 2014 foram registrados 119 incêndios em edificações em Fortaleza e região metropolitana. Em janeiro de 2015 este número aumentou para 124. Cuidados básicos podem ser evitados a fim de minimizar essa estatística:

– Fazer manutenções periódicas nas instalações elétricas de sua propriedade;

– Não realizar ligações clandestinas (gatos);

– Manter o mínimo possível de equipamentos ligados. Além de diminuir o risco de acidentes existe uma preocupação ambiental através do uso consciente;

– Evitar ligar muitos equipamentos em uma tomada só ou fazer o uso de “tês” ou benjamins;

– Ter atenção especial com crianças, evitando que as mesmas manuseiem equipamentos elétricos deliberadamente;

– Evitar desligar tomadas puxando o fio de eletricidade;

– Ao fazer qualquer serviço de reforma ou reparo desligar a chave geral;

– Evitar manusear equipamentos elétricos em locais úmidos como cozinhas ou banheiros. Se for necessário, mantenha o local seco e esteja devidamente calçado;

– Colocar protetores de tomadas para evitar que crianças venham a sofrer acidentes;

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros atua em regime de plantão (24 horas) através do telefone 193 (CIOPS). Para reparos em fiação elétrica a COELCE atende pelo telefone 0800.285.0196.

Ilustração extraída do Jornal O Povo

Clique AQUI para ver matéria completa veiculada no jornal supracitado.