Solenidade alusiva ao Dia do Servidor Público

5 de novembro de 2014 - 19:31

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará realizou, na manhã desta quarta-feira (05), solenidade em homenagem ao dia do Servidor Público. O dia 28 de outubro foi definido pelo decreto nº 1.713/1939 que institui a data como o dia do Servidor Público. Na oportunidade foram homenageadas autoridades civis e militares que colaboram, através de seus serviços prestados, para o engrandecimento da instituição Bombeiro Militar.

O Exmo. Sr. Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel, recepcionou com um café da manhã as autoridades homenageadas, dentre elas, o Exmo. Sr. Secretário Especial de Grandes Eventos, Ferrúcio Petri Feitosa; o Sr. Paulo Iran Studart Gurgel Mendes, Procurador do Estado; Sr. Fernando Menezes Silva Júnior, delegado de Polícia Civil e Coordenador da COPOL/SSPDS; Sr. Victor César da Frota Pinho, Engenheiro Civil e Presidente do CREA; Sr. Mário dos Martins Coelho Bessa, Assessor Jurídico do CBMCE; o Maj QOPM Ozair, representando Procurador do Estado, João Guilherme Janja Mendes, dentre outros.

Durante a solenidade o Secretário Especial de Grandes Eventos, Ferrúcio Feitosa, fez um discurso em tom de agradecimento à corporação não só pela homenagem recebida como também pelo serviço que os sevidores do CBMCE prestam à sociedade cearense. Já o Comandante Geral do CBMCE, Cel Gurgel, ressaltou a importância de cada servidor, independente da sua função, para a manutenção de um serviço público de qualidade.

HISTÓRICO ACERCA DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

A história do serviço público no Brasil conta com mais de 200 anos. Teve origem em 1808, quando a família real portuguesa se instalou no Rio de Janeiro. A partir daí é que se iniciou o processo de tomada de consciência da importância do trabalho administrativo, diante da necessidade de promover o desenvolvimento da então colônia, de acordo com a diplomacia real.

É ao trabalhador da administração pública que compete executar as ações que movimentam os serviços básicos e essenciais de que necessitam os cidadãos em suas relações com o Estado Brasileiro.

Um dos primeiros documentos consolidando as normas referentes aos funcionários públicos, foi o Decreto nº 1.713 de 28 de outubro de 1939. Por esse motivo, no ano de 1943, o Presidente Getúlio Vargas institui o dia de publicação deste decreto, 28 de outubro, como o Dia do Funcionário Público.

O termo “Servidor Público” só passou a ser utilizado com a publicação do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, de 11 de dezembro de 1990.