Solenidade de Homenagem ao Jovem Herói João Nogueira Jucá

14 de agosto de 2014 - 14:46

Nesta segunda-feira (11) completou 55 anos da morte do herói alencarino João Nogueira Jucá. O jovem estudante salvou a vida de vários pacientes em um incêndio na Casa de Saúde César Cals no ano de 1959.

As homenagens ao ato de heroísmo de João Nogueira Jucá são organizadas há 19 anos no Hospital Geral César Cals em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e a Associação dos Ex-alunos do Colégio São João, participação da Academia Cearense de Medicina e da Organização Educacional Farias Brito.

Esse ano, a comemoração foi iniciada pela celebração de uma missa pelo Padre Ligório na capela da parte interna do HGCC e após, a solenidade de homenagem aconteceu na Praça Capistrano de Abreu, popularmente conhecida como Praça da Lagoinha, colocando em destaque o busto do jovem herói instalado no local.

Prestigiando a cerimônia, estavam o sobrinho e o sobrinho-neto do homenageado, João Jucá e João Jucá Filho, os quais colocaram um buquê de rosas sobre o seu busto.

No evento, além de João Nogueira Jucá, foram homenageados com o certificado de amigos dos Bombeiros o oncologista Luís Porto, diretor do Comitê Estadual de Controle do Câncer, Vladimir Távora, presidente da Academia Cearense de Medicina e o Médico Eliezer Arrais, diretor geral do Hospital César Cals.

História

João Nogueira Jucá, na época com 17 anos, voltava de uma aula de halterofilismo quando passou próximo à Casa de Saúde César Cals e percebeu um incêndio causado pela explosão de um depósito de éter.

O estudante enfrentou o incêndio e tirou o maior número possível de paciente do interior do prédio. Quando estava dentro do hospital retirando mais uma vítima, João Nogueira foi abraçado pelas chamas causadas pela explosão de mais um tubo de éter. Após 11 dias internado, João Nogueira veio a falecer.

Condecoração

Dos atos de heroísmo e altruísmo do jovem-estudante deu-se a criação da mais honrosa condecoração do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, a Medalha João Nogueira Jucá, símbolo de bravura e coragem.