Conferência de Cúpula do BRICS contará com mais de 4 mil agentes da SSPDS

14 de julho de 2014 - 17:10

Sete mil seiscentos e oitenta e nove agentes estarão envolvidos, diariamente, na segurança da VI Conferência de Cúpula do BRICS – reunião dos chefes de Estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que acontece na próxima segunda (14) e terça-feira (15), no Centro de Eventos do Estado, em Fortaleza.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS/CE) atuará na segurança ostensiva nas rotas, nos locais de hospedagem, escoltas, checagens do Centro de Evento, bem como de pessoal e viaturas; e segurança do ambiente externo do local do encontro. Para isso, 4.444 agentes da SSPDS serão empregados – sendo 3.757 da Polícia Militar (PM), 150 Polícia Civil (PC), 207 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), 60 da Perícia Forense (Pefoce) e outros 270, divididos entre as Coordenadorias de Inteligência, de Planejamento Operacional, de Operações de Segurança (Ciops) e de Operações Aéreas (Ciopaer).

Dentre os 207 membros do CBM, participam da operação o Pelotão de Pronto Emprego, composto por 21 bombeiros militares especializados em controle de distúrbios civis e em atendimento pré-hospitalar tático ou em áreas de conflito pela Força Nacional de Segurança Pública,  atuando em apoio ao Batalhão de Policiamento de Choque, formados para atuar durante os eventos da Copa do Mundo de 2014 e a reunião de cúpula do BRICS, ambos eventos com realização no Estado do Ceará.

Outras forças parcerias também reforçarão as ações de segurança durante a Conferência de Cúpula do BRICS, a exemplo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que atuará com 30 profissionais; Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Polícia Federal (PF), com 150; Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 85; a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), com cinco; Ministério da Defesa e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), com 2.325; Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), com 380; e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), com 270.

As ações serão integradas através do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), situado na sede da SSPDS, para onde as informações e imagens captadas na cidade são enviadas em tempo real.

Todos os países do BRICS sediaram, pelo menos, uma Cúpula. Os encontros precedentes foram realizados em Ecaterimburgo, Rússia (2009); Brasília (2010); Sanya, China (2011); Nova Délhi, Índia (2012) e Durban, África do Sul (2013). Em 2014, será a vez de Fortaleza sediar a cúpula.