CBMCE e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

11 de junho de 2014 - 17:20

A Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 começa nesta quinta-feira (12) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará trabalhou arduamente para prevenir e se necessário, agir prontamente nas ocorrências de sua competência.

Inicialmente, preparou a cidade para assistir a seleção em campo, fiscalizando bares, restaurantes e casas de show quanto a certificação de conformidade com as normas técnicas de prevenção e combate a incêndio e pânico.

Os torcedores que optarem por conferir o jogo ao lado de milhares de pessoas, no Aterro da Praia de Iracema, no FIFA Fan Fest, estarão sob a proteção, não só de uma estrutura de acordo com as normas técnicas de prevenção a sinistros, mas também de bombeiros militares auxiliados com 1 viatura do tipo resgate e outra do tipo auto-bomba tanque de prontidão no local para o atendimento imediato às pessoas e às possíveis ocorrências. Será instalado, ainda, um posto de guarda-vidas para garantir a segurança contra afogamentos.

Equipes de bombeiros em viaturas de combate a incêndio, de salvamento e de resgate, permanecerão prestando os serviços de 24 horas, acionados pelo telefone 193, estarão prontos para atuar em ocorrências de incêndio de grande, médio e pequeno porte, acidentes de trânsito, vítimas presas nas ferragens, atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, acidentes com múltiplas vítimas, acidentes com produtos perigosos e explosivos, desastres, dentre outras emergências.

A Praia do Futuro contará com 9 postos guarda-vidas fixos diariamente e a Avenida Beira Mar com um posto móvel com bote.

Já a Arena Castelão, com capacidade para receber 65 mil torcedores, palco dos jogos em Fortaleza, possui o sistema preventivo certificado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, atendendo as exigências em relação ao sistema de hidrantes, acesso de viaturas, iluminação, sinalização e saídas de emergência, distribuição correta de extintores, dentre outras especificações. Também receberá a força de 117 bombeiros militares treinados para atuar em caso de emergências no estádio. Os profissionais passaram por um curso onde foi apresentado o Plano Operacional de Atuação do CBMCE, onde tiveram a oportunidade de conhecer todo o sistema preventivo, rotas de fuga, localização dos equipamentos e áreas de risco da arena.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará anseia uma Copa do Mundo com paz, tranquilidade e responsabilidade, finalizando com a conquista do Hexacampeonato pela seleção brasileira.