Corpo de Bombeiros reforça o serviço de Salvamento Aquático na Praia do Futuro.

2 de junho de 2014 - 18:53

Tendo em vista o aumento do fluxo de pessoas na capital cearense em virtude da Copa do Mundo e da alta estação, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará intensificará, a partir do dia 12 de junho, o serviço de Salvamento Aquático na Praia do Futuro.


Atualmente o serviço é diário, das 08 às 17 horas, e dividido em duas escalas distintas, conforme a demanda: de segunda a sexta-feira são 15 guarda vidas distribuídos em 05 postos móveis; nos sábados, domingos e feriados são 25 guarda vidas distribuídos em 09 postos móveis.


Porém, a partir do dia 12 de junho o serviço diário na Praia do Futuro se dará no mesmo regime dos fins de semana. Ressalta-se que os bombeiros militares contam com o apoio de 03 viaturas para apoio em terra e duas embarcações, sendo 01 moto aquática e 01 Bote de Salvamento Inflável (BSI).


A prevenção é a melhor medida encontrada para reduzir o número de ocorrências envolvendo vítimas fatais. Do dia 1 de janeiro de 2013 até ontem, 29 de maio de 2014, foram registrados 661 resgates com vida. Foi também registrada uma queda de 50% no número de afogamentos com vítimas fatais quando comparadas as estatísticas dos cinco primeiros meses de 2013 e 2014. No ano passado foram 04, contra 02 vítimas, deste ano.


É importante ressaltar que todos os casos de afogamentos envolvendo vítimas fatais além de terem acontecido no intervalo compreendido entre as 17 e 08 horas, nos quais não existe a presença do Corpo de Bombeiros, a maioria das vítimas encontrava-se sob efeito de substância alcoólica ou entorpecente.