20º Aniversário da Banda de Música

27 de maio de 2014 - 16:20

Na manhã desta terça-feira (27) foi realizada, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, uma solenidade alusiva ao 20º aniversário da Banda de Música do CBMCE, uma das mais tradicionais e reconhecidas no estado do Ceará. Estiveram presentes o Exmo. Sr. Comandante Geral Adjunto, Cel QOBM Heraldo Maia Pacheco; os maestros Maj QOCBM José Márcio Glaydson Oliveira Mendonça e Maj QOCBM Walter Célio Lima Oliveira; e demais oficiais e praças da corporação.

Na oportunidade, foram concedidas condecorações aos bombeiros militares que fazem parte da banda, bem como, a mesma realizou apresentações musicais das canções “Aquarela” e “Fibra de Herói”. O Comandante Geral Adjunto discursou em tom de agradecimento, reconhecendo a importância e enaltecendo o orgulho que estes bombeiros músicos trazem à família Bombeiro Militar.

Da Criação da Banda de Música

No início de 1994, em resposta aos anseios da Corporação, o então Comandante Geral, Cel QOBM João Porto Pinheiro no dia (04-02-1992 a 10-11-1994) solicitou ao então Governador do Estado do Ceará, O Exmo. Sr. Ciro Ferreira Gomes (1991 a 1994), autorização para criar a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, citando inclusive no documento enviado que, com a separação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (Lei 11.673, de 03-04-1990), tornava-se indispensável a criação dessa Banda, demonstrando a influência e primazia para a corporação e o Estado a adoção dessa medida.

Concedida a permissão pelo Governador do Estado, o então Comandante Geral Cel BM Porto Pinheiro ordenou ao Chefe da 3ª Seção do Estado Maior, Major BM João Vasconcelos de Sousa, que tomasse as medidas cabíveis para a publicação do edital do concurso, abrindo inicialmente 02 (duas) vagas para Oficial Músicos. Hoje são maestros da Banda de Música o Major Mendonça e o Maj BM Walter. Atualmente a banda é composta por 44 músicos: 06 Sub Tenentes, 08 Sargentos, 28 Cabos.

Hoje, a banda de música completa 20 anos de serviços prestados a comunidade cearense com mais de 3000 apresentações.