Bombeiros da 2ªSB/4º GB recebem treinamento de salvamento veicular

28 de abril de 2014 - 15:17

Nesta última sexta-feira (25), na cidade de Tabuleiro do Norte/CE, a guarnição de Socorro da 2ª Seção do 4º Grupamento de Bombeiros – Quartel de Limoeiro do Norte/CE, realizou o 2º treinamento de desencarceramento de vítimas de acidentes presas nas ferragens.

O treinamento visa aperfeiçoar a tropa para melhor atender as ocorrências dessa natureza, pois os acidentes de trânsito provocam sequelas temporárias e/ou permanentes, como também inúmeras mortes, exigindo do profissional bombeiro militar o domínio da técnica, trabalho em equipe, controle emocional, segurança na sua atuação primando pela minimização dos traumas e a sobrevivência das vítimas.

Resgate Veicular

É o procedimento utilizado para localizar, acessar, estabilizar e transportar vítimas de acidente veicular. O desencarceramento é a retirada das ferragens que estão prendendo a vítima e/ou impedindo o acesso do socorrista. Após o desencarceramento, a mesma deverá ser extraída do interior do veículo, submetida ao atendimento pré-hospitalar e as imobilizações necessárias e encaminhada para uma unidade de saúde especializada.