Simulado do Curso SCI – 2ª Turma

28 de março de 2014 - 17:25

Para o encerramento e aplicação dos conhecimentos adquiridos no Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) – 2ª Turma, realizado entre os dias 24 e 28 de março do ano corrente, foi executado, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, um simulado de resgate de pessoas envolvendo um vazamento de produtos perigosos.

A simulação iniciou com uma colisão entre um caminhão transportador de produto perigoso e um veículo de passeio. Na ocasião, houveram 4 vítimas. Os alunos do curso, já distribuídos em equipes de acordo com cada função, realizaram o isolamento da área; identificação do produto; contenção do material; evacuação do local; resgate, triagem, atendimento e transportes das vítimas.

O curso, que qualificou 26 bombeiros militares, faz parte da preparação dos órgãos de segurança do estado do Ceará para a Copa Fifa 2014, através do convênio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos – SESGE e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS, por meio da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP.

O Curso

O SCI é uma metodologia de procedimentos adotada amplamente em vários países do mundo, principalmente nos Estados Unidos, devido à ocorrência de grandes catástrofes naturais e humanas. Esta metodologia é aplicada nos incidentes que necessitam o emprego de diversos órgãos do Sistema de Segurança Pública (CBM, PMCE, SAMU, AMC, etc) e da sociedade civil.