Programa Garantia Safra

20 de janeiro de 2014 - 17:01

Na manhã do dia 20 de janeiro de 2014 foi realizada, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, uma solenidade simbólica representando a adesão dos 181 municípios cearenses ao Programa Garantia Safra.

Trata-se de um seguro em caso de perda igual ou superior a 50% da safra, no qual o agricultor, para efetuar o cadastro, precisa contribuir com uma taxa de adesão no valor de R$12,75 (doze reais e setenta e cinco centavos) que pode ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Casa Lotérica.

Este Programa conta com a participação do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Para este ano o Ceará possui 335.000 vagas ofertadas para a agricultura familiar. O foco agora está na participação dos municípios através da adesão das 181 prefeituras para que cada agricultor possa receber seu benefício. Será, assim, assegurado ao agricultor uma quantia total no valor de R$850,00 divididos em parcelas mensais, iguais e consecutivas de R$170,00.

Estiveram presentes no evento o Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e Presidente do Comitê Integrado de Combate à Seca, o Exmo. Sr. Nelson Martins; o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, o Exmo. Sr. Francisco Sombra Oliveira; o Vice Presidente da APRECE e Prefeito de Piquet Carneiro, o Sr. Expedito José do Nascimento; o Secretário Adjunto do Desenvolvimento Agrário, o Exmo. Sr. Antônio Rodrigues de Amorim; o Presidente da EMATERCE, o Sr. José Maria Pimenta; dentre demais prefeitos dos municípios cearenses e representantes da 10ª Região Militar, a 2º Ten Aline Bessa Soares e da Polícia Militar do Estado do Ceará, o TC QOPM Airton Fernandes. Todos recepcionados pelo Exmo. Sr. Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel e pelo Coordenador Estadual da Defesa Civil, o Cel QOBM José Hélcio Costalima de Queiroz.