Capacitação de Técnicos da Defesa Civil do Ceará

28 de agosto de 2013 - 11:55

Foi iniciada, na manhã desta segunda-feira (26/08), a “Capacitação de Técnicos para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”,  realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC) com a participação de agentes dos órgãos de proteção e defesa civil dos municípios e do estado do Ceará.

Na solenidade de abertura do evento, estiveram presentes o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Sílvio Gilberto Tavares Araújo,  que representou o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará; o Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Sr. Thales de Queiroz Sampaio, que representou o Diretor-Presidente da CPRM; o Chefe da Residência de Fortaleza da CPRM, Sr. Darlan Filgueira Maciel; bem como agentes e técnicos dos órgãos de proteção e defesa civil de 23 (vinte e três) municípios cearenses, da Universidade  Estadual do Ceará, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e da CEDEC.


Os participantes da capacitação serão orientados a realizarem o mapeamento e elaborarem  sistemas de gerenciamento de áreas de risco sujeitas a escorregamentos,  enxurradas e inundações, incluindo uma proposta que contemple a participação ativa das comunidades.


A capacitação segue até sexta-feira (30/08) no Centro de Eventos do Ceará (pavilhão leste, mezanino 2, sala 7), com uma aula de campo na quinta-feira (29/08) no município de Maranguape.