Solenidade de assinatura do convênio de criação da CEPED e entrega dos kits de fortalecimento das Defesas Civis locais

26 de julho de 2013 - 19:11

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará junto da Coordenaria Estadual de Defesa Civil realizou a solenidade de assinatura do convênio de criação do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres – CEPED e de entrega dos kits de fortalecimento das Defesas Civis Locais, no Quartel do Comando Geral, na manhã do dia 26 de julho de 2013.

 

 

 






A criação do CEPED visa a instalação de centros universitários de ensino e pesquisas sobre desastres e de núcleos multidisciplinares de ensino, com a finalidade de cooperar para o desenvolvimento técnico, científico e cultural de sinistrologia e de sua difusão junto à sociedade.

 

 

 






Na oportunidade, o Projeto de Fortalecimento das Defesas Civis Locais, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil e do Ministério da Integração Nacional em resposta ao Plano Plurianual de 2012-2015 deinduzir a atuação em rede dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil em apoio às ações de Defesa Civil em âmbito nacional e internacional à prevenção de desastres, entregou as chaves das viaturas que compõem os kits de fortalecimento para 4 municípios cearenses. São eles: Amontada, Jaguaruana, Lavras da Mangabeira, e Morada Nova.

 

 

 





Os kits de fortalecimento são compostos de uma viatura, que auxiliará no trabalho dos núcleos municipais, e equipamentos como computadores, máquinas fotográficas, aparelhos GPS, dentre outros, para ajudar no monitoramento dos locais com maior vulnerabilidade a desastres. À exceção das viaturas, entregues durante a solenidade, os demais equipamentos serão enviados via correio.

 

 

 

 



Estiveram presentes no momento, o Secretário Nacional de Defesa Civil, Cel Humberto Viana, o Secretário Adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Cel QOBM João Vasconcelos Sousa, o Reitor da Fundação Universidade Estadual do Ceará, magnífico reitor José Jackson Coelho Sampaio, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel Joaquim dos Santos Neto, o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel Sílvio Gilberto Tavares, os prefeitos e ou representantes dos municípios de Amontada, Jaguaruana, Lavras da Mangabeira e Morada Nova, bem como, o corpo de oficiais da Corporação e os colaboradores da Defesa Civil Estadual.