Cursos Ofertados Pela EGP

18 de abril de 2011 - 15:01

OFERTA DE CURSO DA ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA (EGP)   
 
         A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará torna público a realização de novos cursos. Os interessados deverão comparecer ou ligar para a Célula de Gestão e Formação de Pessoas (Setor de Capacitação / Quartel Central) para fazerem suas pré-inscrições. OBS: As vagas serão preenchidas por ordem de contato com a CGFP.
 
 CURSO 01 GESTÃO DE PESSOAS NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL
 
 OBJETIVO GERAL: Possibilitar o desenvolvimento de competência e habilidades relacionadas aos diversos aspectos da gestão de pessoas no setor público, bem como incentivar uma postura estratégica e proativa dos profissionais da área.
 
PÚBLICO ALVO: Servidores/Empregados Públicos que atuam na área de Gestão de Pessoas.
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. As grandes transformações socioeconômicas e os desafios dos gestores públicos: As formas de atuação do governo através de seus agentes; Os princípios constitucionais que devem orientar as ações dos Agentes Públicos; A accountability e o controle social das ações governamentais; Razões para o baixo desempenho na Administração Pública; Os esforços recentes pela busca da eficiência na Administração Pública no Ceará. 2. Gestão estratégica e os novos desafios para a Gestão de Pessoas na Administração Pública: Evolução da gestão de pessoas no Brasil; Os novos desafios da gestão de pessoas: Ambientais; Organizacionais; Individuais. 3. Gestão por competência: Conceitos; Gestão do conhecimento; Remuneração por competência; Avaliação de desempenho. 4. O desafiante papel do líder: Competências essenciais; Características da nova liderança; Como motivar os colaboradores; Ética e Responsabilidade social. 5. O comportamento humano nas organizações e as habilidades técnicas: Tomada de decisão; Processo de comunicação; Administração de conflitos; O processo de negociação; Participação e coordenação de reuniões; Trabalho em equipe; Delegação de tarefas. 
PERÍODO: 25 a 29.04.11 
HORÁRIO: 13:00 às 17:00 horas
CARGA HORÁRIA: 20 h/a 
LOCAL: Sala de Treinamento da EGP
VAGAS: 01
INSCRIÇÕES: ATÉ 18/04             
 
 CURSO 02 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO  
 
OBJETIVO GERAL: Capacitar os Servidores/Empregados Públicos na construção e avaliação do Planejamento Estratégico. 
 
PÚBLICO ALVO: Servidores/Empregados públicos estaduais que atuam na área de Planejamento.
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A Importância da Gestão Estratégica; A Jornada Rumo ao Sucesso; Processo de Construção do Planejamento Estratégico; Indicadores de Desempenho e Tomada de Decisões; Implementação da Gestão Estratégica e Análise dos Indicadores de Desempenho. 
PERÍODO: 25.04 a 06.05.11
HORÁRIO: 8:00 às 12:00 horas
CARGA HORÁRIA: 40 horas/aula. 
LOCAL: Sala de Treinamento da EGP 
VAGAS: 01 
INSCRIÇÕES ATÉ: 19/04   
 
CURSO 03 NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE APLICADAS NO SETOR PÚBLICO MÓDULO I 
 
OBJETIVO GERAL: Atualizar os Servidores/Empregados Públicos que atuam na área de contabilidade e execução de despesa, de acordo com as novas normas de contabilidade aplicada no setor público
 
PÚBLICO ALVO: Servidores/Empregados públicos estaduais que atuam na área de contabilidade e execução de despesa. 
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:  – AMBIENTE DA CONTABILIDADE PÚBLICA (Tendências da contabilidade no setor público, Entidades normativas; Estrutura conceitual para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis; Apresentação dos principais aspectos das NBCASP; Reflexo da aplicação das alterações na legislação sobre a contabilidade do setor público brasileiro); – INTRODUÇÃO À CONTABILIDDE (Conceito e objeto da contabilidade; Patrimônio; Origem e aplicação dos recursos; técnicas contábeis; Teoria das contas;Métodos das partidas dobradas; Plano de contas; Contas; Atos e fatos contábeis; Receita e Despesa; Lançamentos contábeis; Demonstrações contábeis; Orçamento X Patrimônio; Regime de caixa e competência); – PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS ORÇAMENTÁRIOS (Introdução; Receita e Despesa Orçamentária; Classificação Econômica Orçamentária da Receita e da Despesa; Estágios da Receita e da Despesa Orçamentária; Regime de Execução Orçamentária da Receita e Despesa; Momento do reconhecimento da Despesa); – PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS ( Introdução e Base Normativa;Princípios Contábeis aplicas ao setor público; Composição do Patrimônio Público: Ativo, passivo e patrimônio líquido; Mensuraçãode Ativos e Passivos; Variações Patrimoniais; Procedimentos Patrimoniais Específicos: provisões, reavaliação e redução ao valor recuperável; Depreciação, Amortização e Exaustão ); -PLANOS DE CONTAS NACIONAL (Aspectos Gerais do Plano de Contas aplicação ao setor público; Sistema Contábil; Registro Contábil; Estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público; Lançamentos Típicos )
 
PERÍODO: 26.04 a 09.05.11
HORÁRIO: 8:00 às 12:00 horas 
CARGA HORÁRIA: 40 horas/aula 
LOCAL: Sala de Treinamento da EGP 
VAGAS: 01 
INSCRIÇÕES: ATÉ 19/04
 
CURSO 04 ORÇAMENTO PÚBLICO: ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO(à distância)   
 
OBJETIVO GERAL: Explicar os processos de elaboração e execução do orçamento público federal, a partir da metodologia empregada pela Administração Pública Federal.
 
PÚBLICO ALVO: Servidores públicos que atuam nas áreas de planejamento, orçamento, contabilidade e finanças públicas. 
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:  Conceitos básicos e marcos legais do orçamento público; Enfoque fiscal dos orçamentos e enfoque programático da despesa; Elaboração orçamentária; Classificações orçamentárias; Execução orçamentária; Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR).
PERÍODO: 31 de maio a 27 de junho de 2011 
CARGA HORÁRIA: 35 horas/ aula 
VAGAS: 01 
INSCRIÇÕES: ATÉ 19/04