Museu do Corpo de Bombeiros: Auto Pessoal 03 (Jeep)
8 de fevereiro de 2022 - 09:09 #Museu do Corpo de Bombeiros: Auto Pessoal 03 (Jeep)
Ascom CBMCE | Museu do Corpo de Bombeiros (MCB)
A viatura AP-03-JEEP foi adquirida em 1975 para a utilização na esfera administrativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Esse veículo participou de eventos de ordem cívico e militar, atuando na condução de comandantes de tropas nos desfiles de 7 de setembro e na guarda de honra de autoridades. Também participou no transporte de crianças nas ações sociais realizadas em escolas e entidades filantrópicas, apresentando inclusive a figura do Papai Noel pelas ruas de Fortaleza
O Jeep Willys
O Willys MB (comumente chamado de Jeep, designação oficial do Exército Americano Truck, 1/4 ton, 4×4 e Ford GPW) foi um automóvel utilitário leve 4×4 produzido durante a Segunda Guerra Mundial pela Willys Overland e pela Ford. Foi produzido de 1941 a 1945, em um total de aproximadamente 647 925 unidades, que em sua maioria foram a versão Willys MB (produzida pela Willys) e o Ford GPW (produzida pela Ford). Foi utilizado por todos os aliados na guerra, atuando tanto na Europa quando no Pacífico. Posteriormente após a guerra, foi utilizado na Guerra da Coréia e na Guerra do Vietnam, e teve versões de uso civil, que foram fabricada até os anos 1980.
Museu do Corpo de Bombeiros
O Museu do Corpo de Bombeiros será instalado no Casarão Vermelho, um prédio histórico e tombado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), atual sede do Comando Geral do CBMCE, que em breve será transferido para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), local que abrigará quatro das seis vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.
“A iniciativa dará uma nova destinação ao Casarão Vermelho e será um presente à sociedade alencarina, um equipamento público sociocultural. No dia 6 de agosto de 2021 foi lançada a Pedra Fundamental que foi adicionada de uma Cápsula do Tempo que contém diversos documentos contemporâneos e, que cuja abertura se dará em 30 anos, ou seja, em 2051”, explica o coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque.
Vidas alheias e riquezas salvar!