Mais um contribuição do Projeto “Memória do CBMCE” – Tenente Raimundo Rodrigues Araújo

8 de agosto de 2023 - 14:30 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Projeto “Memória do CBMCE” contribui para o resgate do passado da Corporação

Projeto “Memória do CBMCE” – Tenente Raimundo Rodrigues Araújo

A princípio, já foram realizadas doze entrevistas em cerca de 20 horas de gravações e sete destas memórias já foram editadas. Não pensamos em limites de entrevistamos, pois estamos buscando ouvir todos que se disponham e que se enquadrem neste perfil de ser: bombeiro militar, que se encontre na reserva remunerada e/ou reforma. Onde o fio condutor que os une se refletem por meio de suas memórias, vivências, histórias e registros.

Nesse sentido, as escutas tem sido de forma informal, através de conversas descontraídas que estão formando uma grande moldura, onde cada um tem seu espaço e suas memórias se somam e contribuem para o resgate do passado da Corporação. Como também, a recuperação destas memórias, que são ao mesmo tempo pessoais, coletivas e históricas, vai nos permitir a reconstrução ou ressignificação dos laços de gerações de bombeiros militares que estamos disponibilizando a sociedade alencarina.

O lançamento do Projeto Memória

Primeiramente, para o lançamento desta iniciativa, montamos um compilado dos quatro vídeos editados, somente para dar um gostinho das histórias, pois são tantas memórias, destacamos o coronel Fernando César Sales FURLANI que também falou sobre o Herói João Nogueira Jucá. Assim como, o subtenente Francisco das Chagas Fernandes GONÇALVES, um dos primeiros mergulhadores da corporação versa sobre seus resgates. Como também, a Dona Das Dores, fala sobre a carreira do seu esposo, o finado tenente coronel Raimundo NONATO da Cunha e um dos grandes incêndios de Fortaleza, ocorrido no Cine Majestic. E, o coronel José RONALD Brito sobre a criação do serviço de busca e salvamento, atualmente Batalhão de Busca e Salvamento. Dentre muitas histórias pessoais e coletivas que se complementam e se confundem com as histórias da sociedade alencarina.

Contudo, esta iniciativa foi idealizada no comando do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Ronaldo Roque de Araújo, gestão no período de 2021 e 2022.

Leia mais sobre o Projeto Memória.

Memórias do Tenente Raimundo Rodrigues Araújo

Dessa forma, divulgamos as memórias do Tenente Rodrigues, atualmente na reserva remunerada, e o bombeiro militar de maior idade. Ingressou no Corpo de Bombeiros em 1949. Em outras palavras, suas histórias de ocorrências que vão desde a inundações, incêndios e salvamentos, como nos terminais da Petrobras no Mucuripe, O incêndio, que foi considerado o maior já ocorrido em Fortaleza até então, culminou na explosão de depósitos de combustível. Além da gasolina, tanques de óleo diesel, álcool e solvente foram consumidos pelo fogo. Sete dos nove tanques da Shell foram destruídos. Como também da Caixa Econômica na Praça do Ferreira, dentre outros.

Nesse sentido, foi a primeira praça bombeiro militar, a galgar o posto de oficial do quadro de administração (QOA). Ainda assim, na época, o Corpo de Bombeiros ainda fazia parte da Polícia Militar. Exerceu posteriormente funções de aprovisionador, almoxarife e relações públicas. Ou seja, sua história de vida na corporação, em muitos momentos, se coincidem com a história do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Por exemplo, a primeira semana de prevenção do Corpo de Bombeiros do Ceará se deu em 1968 e a exposição de materiais de bombeiros foi montada pelo tenente Rodrigues e ocorreu na Expoece.

Do mesmo modo, o atual coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros José Cláudio Barreto de Sousa declarou que “a escuta destas histórias vai contribuir com a preservação da memória de nossa corporação”. Como também, “no presente estamos respeitando o passado e almejando a melhoria do futuro”, ressaltou o comandante-geral.

Clique aqui e assista a entrevista do tenente Raimundo Rodrigues Araújo

Por fim, na medida que formos concluindo as entrevistas e suas respectivas edições, vamos disponibilizar todos os vídeos no canal do CBMCE.

Vidas alheias e riquezas salvar!