Bombeiros atuam em curto-circuito de quadro de energia

ASSCOM/CBMCE

Bombeiros atuam em curto-circuito de quadro de energia

Introdução

Bombeiros atuam em curto-circuito de quadro de energia. No entanto, o acionamento descreveu a ocorrência como uma explosão de gerador. Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Primeiramente, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por volta das 16h20 da tarde desta quinta-feira (28) acionou o socorro. Imediatamente a guarnição do 2º Socorro do quartel central se deslocou até o cruzamento das Ruas Dr. José Lourenço com Pereira Filgueiras, Bairro Aldeota.

No local

Logo depois a guarnição chegou no local e constatou que na verdade houve um curto-circuito no quadro de energia. Ao mesmo tempo, realizou uma inspeção visual e, mediante a ausência de risco, houve somente o isolamento do local sinistrado. Diante disso, a equipe de manutenção do Hospital já se encontrava trabalhando para reestabelecer o funcionamento do quadro de energia.

De acordo com o Tenente Parente, “foi um curto-circuito no quadro de energia da UTI. A brigada contra incêndio do Hospital atuou rápido e com maestria, debelando o incêndio em seu princípio com um extintor de CO² de 6 KG, contudo, não houve vítima”, informou o comandante do socorro.

Apesar disso, podemos afirmar que o sistema preventivo do Hospital funcionou, bem como, sua brigada contra incêndio soube usar o equipamento adequado,  de tal forma que o incêndio foi debelado em seu princípio, demonstrando prática e conhecimento.

Primeiro de tudo, este é um Hidrante de pavimento, contendo mangueira e esguicho

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal).

Outro sistema preventivo, também um Alarme de incêndio

Guarnição

Em síntese, a guarnição que atendeu a ocorrência de desabamento do teto de uma agência bancária, no Centro de Horizonte, foi composta pelo Tenente Parente, Cabo Daniel, Cabo Leonardo, Soldado Tavares e Soldado Edvandro, na viatura Auto Hidro Químico 01 (AHQ 01).

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI)

Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.

A princípio, o CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso.

Em 2020, entre vistorias e análises de projetos, foram 102,269 mil processos atendidos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 56,5 milhões de metros quadrados. Desse total, 18.191 foram atendimentos on-line.

Em 2019, entre vistorias e análises de projetos, foram 72,570 mil processos atendidos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 32 milhões de metros quadrados, . O número é o dobro do que foi registrado em 2018.

Em 2018, foram 36 mil processos atendidos no setor de engenharia de incêndio do CBMCE, entre vistorias e análises de projetos. O número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2013, e a expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.