Corpo de Bombeiros atua em incêndio de gás de cozinha

27 de janeiro de 2024 - 22:01 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar – Maracanaú

Corpo de Bombeiros atua em incêndio de gás de cozinha nesta tarde de sábado, na Rodovia Senador Almir Pinto, no  Residencial Virgílio Távora 1, no Bairro Cágado. AIS 12.

A princípio, a Ciops acionou os bombeiros militares por volta das 16h20. O incidente resultou no incêndio na central de gás do condomínio, danificando dois botijões, onde um deles rompeu a válvula de segurança.

Os moradores do condomínio utilizaram um extintor de pó ABC de 6kg, agiram rapidamente para combater o incêndio. Quando a guarnição de socorro chegou ao local, as chamas já haviam sido extintas. A equipe, liderada pelo tenente Lyra e composta pelos subtenentes Roberto e Sousa e pelo soldado Santiago, realizaram o rescaldo, resfriando e retirando os dois botijões da central de gás para verificar possíveis vazamentos.

Corpo de Bombeiros atua em incêndio de gás de cozinha

Felizmente, não houve vítimas. Os danos foram limitados a central de gás, aos botijões, à mangueira e à válvula borboleta, também chamada de registro do gás. Em resumo, os proprietários das unidades afetadas, AP 104 e AP 204 do BL 26 foram informados do incidente.

Os populares apagaram o incêndio com o uso do extintor, mas o local ainda permanecia em risco.

Conforme o tenente Alexsandro Moreira LYRA, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Comandante do Socorro.

Por fim, este caso nos mostra a importância da Engenharia de Prevenção Contra Incêndio que normatiza o uso do gás de cozinha em central de gás. Além do extintor de incêndio compatível para o combate adequado. Assim, se evitou maiores danos a vidas e patrimônios, pois o gás de cozinha se encontrava distante de pessoas e patrimônios, em local próprio.